• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros O lado bom e o lado ruim de se acostumar
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
O lado bom e o lado ruim de se acostumar
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 299 vezes em 120 posts
Posts que curtiu: 138
20-08-2018, 04:48 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-08-2018, 04:52 PM por Tim Laflour.)
Confrades, trago aqui uma reflexão sobre o comportamento do ser humano, em especial a questão psicológica (pros e contras) do ato de se "acostumar" com a vida, a rotina, as situações do doa-a-dia, etc.

Quantos de vocês já viram pessoas reclamando da vida mesmo sem aparente razão para isso? Acho que todos. Quantos de vocês já viram caras com carros muito melhores que o seu querendo um carro melhor, reclamando da "porcaria" que tem? Muitos, acredito. E quantos já viram mulheres sustentadas pelos maridos, em spas, reclamando da vida, da rotina, do stress? Vemos isso direto, não? Por outro lado, também vemos a todo momento pessoas que mal tem o que comer e vestir agradecendo e seguindo em frente, com educação, sem reclamar, sem desistir...

A capacidade do ser humano de se acostumar com a vida que leva é incrível! Isso faz com que a gente encontre mendigos felizes nas ruas sem muita dificuldade, faz com que pessoas peguem ônibus lotado todos os dias por vários anos, faz com que cegos ou deficientes no geral levem suas vidas da melhor forma possível. Isso é demais.

Porém, essa capacidade do ser humano possui um revés. A princípio pensamos que pessoas que "reclamam de barriga cheia" são ingratas, sendo algo portanto particular de cada uma. Refletindo sobre isso, hoje penso diferente. Na minha opinião, isso não é algo particular dos reclamões. Penso que isso ocorre pela alta capacidade que o ser humano tem de ser acostumar com a vida que tem, e a partir desse fato, tudo de bom tende a ser mascarado pelos problemas, por mais pequenos que eles sejam. É portanto algo inerente ao ser humano.

A mulher que é sustentada pelo marido está acostumada com os poucos problemas que a vida lhe traz, mas só o fato de haver um mísero probleminha já faz com que ela pare de sentir tudo de bom que há a sua volta (como não ter que se preocupar com boletos, com a fome, com doenças, etc). Qualquer demora na fila do caixa, celular lento ou um mero semáforo demorado pode fazer essa mulher surtar. Isso acontece porque essa mulher se ACOSTUMOU com a vida que tem, e isso é um perigo. Para quem pega ônibus lotado todo dia e sobe a favela para ir pra casa, uma fila longa ou um semáforo lento não são tão problemáticos assim. Mas para o cara rico do Leblon que nunca andou de ônibus ou em carro popular, pegar condução todos os dias e morar no morro parece algo animalesco. Mesmo as pessoas que reclamam por terem que pegar ônibus lotado todos os dias para chegar no trabalho esquecem que existem milhões de pessoas desempregadas sem nem ao menos ter dinheiro comer.

[Imagem: lxQART4.jpg][Imagem: CYZFQxr.jpg]

Fato é: existem SIM problemas maiores e menores, porém as pessoas focam tanto nos seus problemas que esquecem a gama de outros problemas que elas não passam. Da mesma forma, ao nos acostumarmos com a rotina que nos cerca, fechamos os olhos para as coisas boas que nossa vida oferece. Quando foi a última vez que você saboreou seu almoço, imaginando que milhões de pessoas não iriam almoçar? Quando foi a última vez que entrou no seu carro e lembrou das crianças que andam quilômetros descansas para chegar a escola? Quando foi a última vez que olhou para seus pais com orgulho, lembrando de todos que perderam os pais ou que possuem pais ausentes? Talvez, apenas talvez, se os suicidas se lembrassem disso, deixariam de dar tanta importância para os problemas que os fazem querer se matar. Quando nos acostumamos, passamos a perder a sensibilidade de se colocar na pele de outras pessoas e de enxergar que a nossa vida é só mais uma dentre bilhões, muitas delas melhores e muitas delas piores que a nossa.

Porque escrevo isso? Vejo que muitos chegam aqui com um problema aparentemente sem solução que encaram há anos e não conseguem enxergar uma saída, como um relacionamento horrível, pressões no trabalho, problemas financeiros ou de saúde. Quando algum confrade ajuda ou expõe sua opinião acerca do problema, a pessoa passa a enxergar as coisas de outra forma e consegue/se motiva a traçar um plano para sair do buraco. Não existe magia ou gurus aqui, porém o fato de se "acostumar" com o problema o torna muito mais difícil de encará-lo. Eu mesmo tive problemas de pressão no trabalho não muito tempo atrás, e só passei entender o que eu passava de verdade quando, voltando de uma viagem, parei em um semáforo e vi dentro de um ônibus lotado um senhor de uns 50 anos, de pé, pastinha na mão, roupa social surrada e fones de ouvido curtindo uma música. Não eram nem 6 da manha e o senhorzinho estava lá, na sua rotina, acostumado com a vida difícil de ficar se esfregando em desconhecidos para chegar ao serviço. E eu dentro do meu carro estava há poucos minutos atrás reclamando que ele estava barulhento. Ele se acostumou (positivamente falando) e EU me acostumei (negativamente falando), e esse fato traz os 2 lados da moeda que citei: por um lado, é ótimo e incrível a capacidade do ser humano de se adaptar às dificuldades; por outro lado, isso nos põe uma venda nos olhos e deixamos de enxergar o que nossa vida tem de bom.

Sobre a questão política, não posso deixar de citar as milhares de pessoas que recebem bolsa-família e se acostumam a viver com aquele valor. Deixam de procurar trabalho, deixam de estudar e passam a viver apenas daquele valor, sem enxergarem que se acostumar com isso é um perigo. Por outro lado, como foi muito bem relatado na série "O mecanismo", quando a esposa do diretor da PetroBrasil (Petrobrás) foi pega, ela não entendia o que tinha de errado guardar milhões em dinheiro no fundo falso de uma parede. Seu costume com a propina foi tanto que ela não entendia isso como algo ilegal, que lesava toda a população brasileira.

[Imagem: pK4jhvI.jpg][Imagem: olbxq6q.jpg]

Acerca disso tudo, meu conselho é: não se acostume com a vida que leva, ela pode ser muito melhor. Porém (e talvez esse ponto seja mais importante), nunca se esqueça da capacidade que temos de nos adaptarmos, portanto qualquer problema hoje, por mais difícil que seja, não será mais tão difícil no futuro. Não se desespere, mas não se acomode.
[+] 9 usuários curtiram o post de Tim Laflour:9 usuários curtiram o post de Tim Laflour
  • Berlin, BillPaiva, consigliere, Dartagnan, loeb, Rapaz Iniciante, Spectro, Thanatos, xandysmaster
Procurar
Responder
Offline Gorlami
Suka Blyat
Tópicos: 17
Curtido: 323 vezes em 188 posts
Posts que curtiu: 163
20-08-2018, 06:47 PM
Outro ponto é o prisma, a visão, a forma com que se enxerga a vida.

Já notou como algumas pessoas parecem ver com facilidade soluções para problemas alheios, mas sentem dificuldade em lidar com os próprios problemas?

Isso ocorre por um fato simples. Quando se está inserido no problema, nossa mente tende a focar, colocar toda a atenção em micro escala, em pequenos detalhes e situações e temos a sensação de estar fora do controle das situações e de que alguns problemas são impossíveis de serem solucionados ou que não alternativas e caímos no erro da aceitação.

Abstraia! Se as coisas estão ruins, ou até se estão boas e podem melhorar, observe tudo "de fora", analise como se estivesse avaliando outra pessoa. Tudo na vida depende do ponto de vista, mude sua visão das coisas e veja como se torna menos complicado procurar alternativas para os problemas.

Ficar reclamando como um fracassado e derrotado que "não consegue", "não sei", "as coisas são assim", "o universo me odeia", "ninguém me ajuda, vou me matar", não vão solucionar porra nenhuma.

Paz.
[+] 1 usuário curtiu o post de Gorlami:1 usuário curtiu o post de Gorlami
  • Rapaz Iniciante
Procurar
Responder
Offline C L Santos
Búfalo
**
Tópicos: 14
Curtido: 9 vezes em 9 posts
Posts que curtiu: 25
20-08-2018, 06:58 PM
Não é encargo seu, ter uma vida de honrarias!
Há uma mega cobrança sobre nós, ainda mais os homens, de que temos que dar certo a todo custo, que devemos sempre consumir e consumir, que através disso seremos aceito na sociedade, e que teremos status!
Essa corrida pelo "ouro" nos tornam seres humanos vazios e consumistas, com ego elevado!
As pessoas no geral só sabem reclamar, pare num posto de saúde, e fique prestando atenção nas conversas, só rolam assuntos de desgraças!
A mídia não incentiva as pessoas a saberem administrar as situações, apenas nos ensinam que podemos ser quem quisermos e que podemos tudo, e que supostamente temos um "poder" que no fim tudo vai dar certo!
Por isso devemos aceitar a situação a qual estamos, ou seja cada um aqui deve aceitar a situação que está, isso trará mais paz, mas aceitar não é concordar, isso significa que você agirá com empenho, e não gastará energias punindo-se, ficando triste, lamentando-se, auto flagelo e coisas do tipo!
Qual pessoa tem mais condições de sair de uma situação deplorável, no exemplo que vou citar?

Exemplo 1:
Um homem descobre que o filho que criou por 5 anos não é dele, o filho é do sócio que ele trabalha a 7 anos, porém no dia seguinte a descoberta de que o filho não é dele, o Sócio marca uma reunião para dizer que a empresa está entrando na fase de abertura de processo de falência!
Em menos de uma semana esse homem vê sua vida que levou décadas para construir ruindo!
Mas ele Não se deixa abater, pois ele pensa o seguinte:
O fato da minha ex esposa ser infiel não me abate, pois ela ser fiel ou infiel, não era algo que estava sobre meu controle, pois a falta de caráter foi dela, ao menos estou livre desta megera!
E se meu país esta enfrentando uma crise é óbvio que vários setores da industria serão atingidos, o melhor a se fazer é pagar todos, fazer acordo e tentar guardar um dinheiro e viver uma vida modesta até conseguir me reerguer, caso não consiga o mesmo império que tive outrora não ficarei abatido, pode ser que quando a crise tenha um fim eu não esteja mais em idade de passar tudo que passei na minha juventude!

Exemplo 2:

Um jovem de 23 anos, estuda e trabalha, ele sempre ouviu da familia dele e da própria mãe com dedo indicador apontado na cara dele, que ele jamais seria alguém na vida!
Este jovem arruma uma namorada, 5 anos mais velha do que ele, ela sempre o vive cobrando mais tempo e atenção dele, diz que ele foca muito em estudar, e trabalhar, e ele fica muito pouco tempo com ela, ela acha isso um absurdo!
Esta mulher tem diversas tatuagens, e é problemática, já humilhou ele na frente dos amigos dela, e dos amigos dele, todas as coisas que ele diz, ela contraria e diz que ele é estranho!
Ele vive sempre querendo provar par os outros que ele é capaz, que ele pode se desdobrar em mil e fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Ele não suporta a idéia de ficar abandonado no mundo, sozinho e solitário, por isso ele sempre tem impressão de que tudo que ele faz esta errado, por isso ele é retraído, ele deixa que coisas que estão fora do seu controle o deixe triste, tais como:
- A mãe que nunca o apoiou
-As pessoas ao redor dele ditando o que acham o que ele é, e o que não é!
-Pessoas abusando da boa vontade dele.
-Tentando conseguir aprovação das outras pessoas, quando na verdade ele não pode controlar o que as pessoas ao redor pensam dele ou não!
-Assumindo diversos compromissos que ele sabe que não vai conseguir fazer bem, mas para ser bem visto ele faz!

Acontece então que de tanto viver n estado psicológico de frustração, ele desenvolve uma síndrome do pânico, ele não suporta mais a idéia que as pessoas tem dele, ele não suporta mais lembrar o que a mãe dele dizia dele na infância, não suporta mais lembrar das humilhações que sofreu da namorada!
Este jovem tira a própria vida, ele achava a vida dele uma droga, e segundo ele, não tinha mais forças e motivos para lutar, era melhor o fim!
Mesmo ele tendo diversos anos pela frente, ele achou que não dava mais para viver!

Sabemos diante desses exemplos, que não importa o tamanho do problema, mas sim a importancia que damos ao mesmo, o tanto de energia mental que gastamos pensando nele, o quanto permitirmos que ele nos fira a honra, o quanto pensamos nele, a relevância que damos ao mesmo!

Com isso concluo que não existe problema grande ou pequeno, todos são problemas, mas existem pessoas que permitem que os problemas firam a honra deles, que permitem que os problemas tirem a paz do mesmo.
O problema só será no fim das contas, aquilo que você pensa sobre ele!
Ou seja se ele for um problema insuperável segundo suas concepções, assim ele o será, se ele for insignificante e por mais doloroso que pareça ser, isso não tirar sua paz de modo algum, pois são coisas que não estão sobre seu controle, você terá uma vida de paz e qualidade, superará os problemas, e dará a volta por cima!
[Imagem: 8367b77382cdd96c0eb30145fb4fda3b.jpg]

Enviado de meu MS50L usando o Tapatalk
A Experiência ultrapassa a Teoria!
Aquilo que não esta sobre teu controle , não deve tirar sua paz!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline BloodSeeker
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 32 vezes em 16 posts
Posts que curtiu: 4
20-08-2018, 07:28 PM
Gosto do jeito que o confrade Tim traz para si o defeito, não só criticando algumas pessoas mas todas, e isso sempre inclui a si mesmo.
Refletir sobre esse assunto é bom, mas seria ainda melhor se tivesse sugestões, talvez bons hábitos pra diminuir/acabar com esse defeito em nossas vidas, seria de muito grande desenvolvimento pessoal...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Elvis Espanhol
Aspira
Tópicos: 0
Curtido: 2 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
20-08-2018, 07:35 PM
Esse código dos samurais resume bastante:“A perfeição é uma montanha impossível de escalar que deve ser escalada um pouco a cada dia.”
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Corpsegrinder
Black Metal
Tópicos: 12
Curtido: 73 vezes em 52 posts
Posts que curtiu: 71
20-08-2018, 09:10 PM
omnis animi voluptas, omnisque alacritas in eo sita est, quod quis habeat quibuscum conferens se, possit magnifice sentire de se ipso [todo prazer da alma, toda satisfação provém de que, ao comparar-se com os demais, se possa ter uma elevada opinião de si mesmo. (De cive, l. I, c. 5)].
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline xandysmaster
Amante das Bundudas
Tópicos: 2
Curtido: 279 vezes em 205 posts
Posts que curtiu: 680
22-08-2018, 10:40 PM
Caralhoo Tim... q texto foda heim .. um tema muito corriqueiro e expressado de uma maneira clara que nem um sol de verão na cara ao meio dia!!

Obrigado por compartilhar.
[+] 1 usuário curtiu o post de xandysmaster:1 usuário curtiu o post de xandysmaster
  • Tim Laflour
Website Procurar
Responder
Offline Wild
BORN TO BE
Tópicos: 29
Curtido: 348 vezes em 235 posts
Posts que curtiu: 164
22-08-2018, 11:46 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-08-2018, 11:49 PM por Wild.)
Muito pertinente. Todo mundo tem suas levas de problemas, e aquilo custa o seu juízo, seja um problema existencial, um desemprego estendido, seja uma unha quebrada ou semáforo fechado. Há problemas maiores e menores, mas o que importa no fim não é qual o seu problema, e sim qual sua atitude com relação a ele. Problemas todos temos, o que fazemos deles é o que nos diferencia entre vitoriosos, indiferentes ou frustrados.

Justamente por isso que acho tão interessante esse fórum. Outras pessoas com a visão de fora as vezes podem ver melhores nossos defeitos e atitudes que não podemos ver.

Como dizia aquela música lá do Naruto: Quanto mais perto de uma coisa, mais difícil de vê-la. É óbvio que ninguém pode conhecer todas as nuances da nossa vida ou pensamento, mas justamente quando estamos presos nisso é que uma visão de fora pode nos salvar, pois é comum ficarmos estancados nos nossos vícios e defeitos.

Eu que o diga, e muitos confrades, que quando chegaram aqui tentaram racionalizar seus comportamentos daninhos com suas BMs pois o apego não os deixava enxergar com claridão e nitidez, mas que alguém de fora pode vir ajudar a tirar do prego.
[+] 1 usuário curtiu o post de Wild:1 usuário curtiu o post de Wild
  • Tim Laflour
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
23-08-2018, 01:21 AM
Sempre botei fé no mestre Tim.
:cerva:

Excelente topico.
[+] 1 usuário curtiu o post de Spectro:1 usuário curtiu o post de Spectro
  • Tim Laflour
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Tópicos: 7
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
15-11-2018, 08:37 PM
Tim, ótimo tópico, com menos visualização que qualquer um com muié, ao invés de si mesmo como norte. É ótimo ler essas pérolas pela primeira vês , UP merecido.
Ambição pessoal, é a palavra chave. Só quem quer algo, busca atingir ,no mínimo, o esforço pra atingir seus objetivos. O resto são desculpas.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Berlin
Veterano
Tópicos: 8
Curtido: 295 vezes em 164 posts
Posts que curtiu: 269
15-11-2018, 10:22 PM
Baita texto reflexivo. Sábias palavras.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Loki
Kneel before me!!!
Tópicos: 18
Curtido: 81 vezes em 51 posts
Posts que curtiu: 3
15-11-2018, 10:39 PM
Pra mim, a maioria das pessoas são ingratas mesmo e vivem em função do próprio umbigo.

Uma geração de seres humanos mimados acostumados a terem tudo o que querem e que não suportam contrariedade, todo mundo se acha o protagonista do universo, a celebridade de seu círculo social, quando na real são uns bostas aos quais nobody yes door.

Também não há mais empatia pelo próximo ou pela dor do seu semelhante e aqui falo de problemas reais, não do paspalho que é revoltado porque "todas as mulheres são vadias" ou das vadias que reclamam que "nenhum homem presta".

Pra mim, problemas reais são filhos ou pais passando necessidade, desemprego, contas a pagar, saúde, estudos e trabalho.

Por fim, tenho uma coisa que considero muito importante a dizer e que quase ninguém vive: seja grato pelo que tem ao invés de ser ingrato pelo que não tem.

Vivo isso há mais de 10 anos e com esse sentimento, espero viver por uns 100 anos. rsrs
[+] 1 usuário curtiu o post de Loki:1 usuário curtiu o post de Loki
  • Challenger
Procurar
Responder
Offline Dartagnan
Veterano
Tópicos: 12
Curtido: 115 vezes em 88 posts
Posts que curtiu: 123
16-11-2018, 06:44 AM
Bom texto mesmo. E é pra refletir o ponto ideal de cada um, que pode variar bastante. Digo, entre reclamar e se conformar mesmo. Porque de certa forma, nós melhoramos de vida por estarmos sempre insatisfeitos. O negócio é não deixar isso virar lamúria gratuita e canalizar essa insatisfação.
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Memória ruim o que fazer? kurose 19 6,131 09-11-2014, 11:08 AM
Última Mensagem: Tiago Sorine
  O lado ruim de ser alfa Jef 81 36,439 04-12-2013, 01:42 PM
Última Mensagem: Aquiles
  [Texto]-O lado bom da Matrix Appollo 2 1,454 23-05-2013, 12:39 PM
Última Mensagem: dlukynha

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo