• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Material Ignorancia sobre o que é capitalismo
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Ignorancia sobre o que é capitalismo
Offline Solomon
Veterano
***
Mensagens: 393
Tópicos: 100
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Aug 2013
#1
25-08-2013, 11:47 PM
O que vou dizer é algo meio óbvio mas, como nesta época tantos ainda continuam acreditando que "o capitalismo e/ou o neo-liberalismo criam miséria", deve ser repetido de quando em quando.

O fato é o seguinte. O capitalismo e/ou o neoliberalismo não criam miséria por um motivo muito simples: a miséria já está lá, é anterior ao capitalismo. A criancinha africana que morre de fome hoje morria de fome também nos tempos Bíblicos (bem, não a mesma criancinha, é claro, mas vocês entendem o que quero dizer). Aliás, graças ao capitalismo provavelmente há bem menos gente morrendo de fome hoje do que em tempos anteriores ( não é atoa que hoje a cada esquina você vê um monte de gordos) Ainda assim, a desigualdade permanece. Alguns nascem pobres, outros nascem ricos. Sempre foi assim. Mesmo no Comunismo, havia os privilegiados (membros do Partidão) e os não-privilegiados que eram mandados para a Sibéria. Pode não ser ideal, mas é o jeito que a vida é.

Não: o capitalismo não cria miséria, cria riqueza. O problema é justamente esse. Dá a oportunidade a algumas pessoas - e não necessariamente as mais inteligentes ou talentosas - de ficarem ricas, muito ricas. Assim, a pobreza dos "have-not" fica mais aparente frente à exuberância dos "have".

Então o capitalismo não cria pobreza, mas cria um outro problema bastante grave: a inveja. E os esquerdistas (entre outros) apropriam-se dessa má característica humana para os seus próprios fins.

Ignorancia sobre o que é capitalismo
O termo "desigualdade social" pode ser analisado e facilmente se percebe que não quer dizer pobreza. Em nenhum sentido esse termo esta indicando pobreza. Nos últimos nos muitos países tiveram uma diminuição significativa da pobreza, muitas pessoas que antes mal tinham o que comer hoje possuem casa e carro próprio, mas os que eram ricos ficaram muito mais ricos.
Enquanto mil pessoas que moravam de aluguel e pegavam ônibus, passaram a andar de carro e ter uma casa própria, enquanto 1000 de classe media que já tinham casa e carro, um ficou rico a ponto de ter um avião, uma mansão e um iate.
Isso é uma significativa diminuição da pobreza, mas é um aumento muito maior da chamada "desigualdade social"
Um tempo atrás um amigo reparou numa frase que eu dizia em relação ao presidente lula e outros falsos ídolos políticos, principalmente frente aos escândalos de corrupção que tantos criticavam, mas conseguir o poder fizeram muito pior: "E não se via diferença entre homem e porco"

Ele me questionou e eu disse que é a frase final do clássico "A revolução dos bichos" que atualmente deve ser proibido nas escolas.

Ele leu o livro e fiou assustado com as semelhanças entre o livro e o que esta acontecendo com o Brasil e os antes ditos heróis do povo.

Não é segredo que a educação Brasileira a muito só esta interessada em doutrinar os jovens e crianças para o socialismo e que a esquerda opositora que tanto reclamou da falta de liberdade e corrupção, assim que assumiu o governo mergulhou o país em um mar de lama e fazem o maximo para censurar, coibir, calar e controlar a mídia de todas as formas possíveis.
O maximo foi nas ultimas eleições que proibiram todas as técnicas eleitoreiras que tanto usaram para chegar ai poder.

Curioso que só após ler esse livro ele começou a perceber essas coisas que para mim são tão claras e obvias.
Assim também é o caso de muita gente que só depois de ler "investimentos" de Mauro Halfeld e o já clássico "Pai Rico, Pai Pobre" começaram a compreender a crise.
Pior ainda, compreenderam porque eles não tinham dinheiro.

Filosoficamente eu gostaria que as pessoas lessem O capital de Marx e A riqueza das nações de Adam Smith. Depois fizesse uma analise do que esta acontecendo no mundo e facilmente poderia ver quem esta certo e quem esta errado.

Ambos vangloriam seus sistemas de governo e monetário e baseiam na necessidade de se unirem em um ideal.
Marx diz que todos devem se unir pra trabalhar em prol da comunidade.
No final as pessoas ficam preocupadas demais para que não aja um ganho pessoal de ninguém, perdendo o foco de quem diabos é a tal comunidade.
No final não funcionou e é ridicularizado no mundo todo, exceto em países com uma educação risível e uma quantidade enorme de pessoas ignorantes.

O sistema foi usado por tiranos que aumentaram a injustiça, pobreza, ignorância e levaram o mundo ao atraso.

Smith diz que todos devem se unir para trabalhar em prol de seus interesses assim melhorando a comunidade ja que entre os interesses pessoais dos humanos esta a comunidade.
No final funcionou e esta funcionando.

O sistema foi usado por pessoas que prezaram a liberdade e o avanço da humanidade, fazendo com que tivéssemos constantes avanços em todas as partes.

Mas isso é a minha visão, recomendo que leiam os livros.
Uma pena que pessoas que tanto desprezam o capitalismo saem correndo ao ver o tamanho dos livros.
O pior é que essa falsa educação esta extrapolando em toda parte por aqui. Digo isso de dentro, todo mês recebo o material do SImpem e a revista nova escola.

Temos uma apologia ao repudio a leitura e o conhecimento.
Você deve ler, mas deve ler esse e aquele livro.
Ler outros livros é errado e se ler não pode gostar deles.
Você deve ser um intelectual, para isso deve ter tal opinião e saber isso e assado. O resto não interessa.
Você deve fazer arte, mas se muita gente gostar e dar dinheiro não é arte.

Temos todo um sistema para criar falsos leitores, intelectuais e artistas.
Nem mesmo liberdade de pensamento é bem visto.

Acredito que esse é meu argumento principal em favor do capitalismo.
Ele é totalmente voltado para liberdade de pensamento.

Para todos que leram esse texto eu pergunto: Sabe o que é capitalismo?

Se você acha que tem alguma coisa a ver com atingir um monopólio tenho uma péssima noticia.
No instante em que se tem monopólio de alguma coisa, já não é mais capitalismo.

( URSS -tudo era monopolizado pelo estado, e no final faliu)
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dumont
Búfalo
**
Mensagens: 287
Tópicos: 18
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Sep 2013
#2
20-10-2013, 01:13 PM
Monopólio é o que o socialismo prega, onde só quem nasce na elite, no topo, tem chance de crescer. Quem nasce "do meio pra baixo" tem que viver às traças. A elite socialista tem um medo fodido de perder o poder.


E pra acrescentar à lista de livros, recomendo Maquiavel Pedagogo. É um livro pequeno. mas que mete a real no sistema de ensino atual da França/Europa. Como o domínio do socialismo é de interesse mundial, dá pra ver muitas semelhanças nas merdas que acontecem na França com as merdas que acontecem no ensino brasileiro.
Citar:A thoroughly noble anything is an unlikely product of natural selection, because in the competition among genes for representation in the next generation, noble guys tend to finish last.
Steven Pinker - The Blank Slate
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Professor
Veterano
***
Mensagens: 585
Tópicos: 55
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Jan 2013
#3
20-10-2013, 01:23 PM
Muito bom Solomon. Mas eu vou te dizer uma coisa: capitalismo não precisa de justificativa. Capitalismo é mais uma lei da Natureza, como a gravidade ou a seleção natural. O capitalismo é inerente ao processo de interação social entre os humanos. Socialismo não é o equivalente negativo do capitalismo. Socialismo é uma doença mental e psicológica que altera o senso comum das pessoas. E como qualquer doença, ele só causa o mal. A coisa toda então é muito simples: se você é normal você "vive" o capitalismo numa boa, assim como você "vive" com a gravidade, com a ótica, com o eletromagnetismo, com a corrosão dos metais, com ciclo nascer-crescer-envelhecer-morrer, etc.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Meroplâncton
Veterano
***
Mensagens: 1,044
Tópicos: 17
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Feb 2013
#4
20-10-2013, 01:36 PM
Concordo com o professor. O capitalismo é a liberdade, é o estado natural das coisas, pessoas trocando livremente o que quiserem pelo que quiserem. Qualquer sistema fora desse é que é uma invenção anti nautral e tirânica.

Ótimo post solomon, infelizmente a doutrinação comunista é tão forte que mesmo muitos aqui que se acham de direita dizem que são de direita mas se começar a fazer perguntas verá que defende dezenas de bandeiras esquerdistas e acredita realmente que elas estão certas...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Wild
BORN TO BE
****
Mensagens: 1,315
Tópicos: 29
Curtido: 348 vezes em 235 posts
Posts que curtiu: 164
Registrado: Mar 2013
#5
22-10-2013, 12:20 AM
Fala, grande! Vou dar uma comentada, beleza?

(25-08-2013, 11:47 PM)Solomon Escreveu: O que vou dizer é algo meio óbvio mas, como nesta época tantos ainda continuam acreditando que "o capitalismo e/ou o neo-liberalismo criam miséria", deve ser repetido de quando em quando.
De fato, belo ponto. Onde já se viu? O capitalismo não cria miséria, isso é um absurdo descabido. Nunca ouvi falar de que o capitalismo tornasse as pessoas mais miseráveis. Há exploração, há, mas entre o capitalismo e "nada" (ou pior, o inferno absolutista do comunismo), o primeiro é obviamente mais produtivo e que melhor direciona as forças para um avanço.

É difícil acreditar que alguém realmente crê nisso. Criar miséria? De certo, o sistema capitalismo não é perfeito, eu particularmente acho que ele é em parte insustentável, mas criar miséria é foda. Ele pode até ter seus meios de apenas dar mais dinheiro aos mais ricos, mas tomar? Essa eu nunca ouvi falar.

Só a partir do momento que um estado (ou país) abusivo como o nosso, burocrático e ineficiente que suga nosso suado dinheiro com impostos absurdos (sem entregar nenhum serviço que preste em torno), é que, de facto, ficamos mais pobres e miseráveis. Existem países com impostos maiores, mas que a qualidade de vida da sociedade por lá nem tem comparação. Há dezenas de países, não preciso nem citar nomes, lá o dinheiro tem valor e eu pessoalmente deixaria levar a parte que lhe cabem da minha grana sem nem piscar.
(25-08-2013, 11:47 PM)Solomon Escreveu: [...]
Não: o capitalismo não cria miséria, cria riqueza. O problema é justamente esse. Dá a oportunidade a algumas pessoas - e não necessariamente as mais inteligentes ou talentosas - de ficarem ricas, muito ricas. Assim, a pobreza dos "have-not" fica mais aparente frente à exuberância dos "have".

Então o capitalismo não cria pobreza, mas cria um outro problema bastante grave: a inveja. E os esquerdistas (entre outros) apropriam-se dessa má característica humana para os seus próprios fins.

Essa é a parte que acho injusta da coisa. De fato, o capitalismo pode dar vantagens radicais para alguns nascido em berço de ouro, mesmo que eles não sejam realmente os mais aptos. Isso fere a lei natural, e causa certo desequilíbrio na ordem das coisas. Digo isso apenas por que a pessoa "não-merecedora" da posição/riqueza/meio-de-produção criará diversos meios e artifícios para manter esse poder, e isso gera diferentes formas de dominação. (Não das piores, mas ainda gera) É só isso que fode com a porra toda, se não fosse isso estaria tudo certo com o capitalismo.

Agora o problema pior talvez nem seja esse. Você faz bem em lembrar da inveja usada pelos esquerdistas, só isso é capaz de destruir todas as riquezas, progressos e meios de produção capitalistas que fazem o mundo avançar. Essa aí fode com tudo AO QUADRADO, pois ameaça destruir não só aqueles que estão no poder ou em posição privilegiada, mas também fode com a moral, a ética, a democracia, a família, a união das pessoas, grupos e com toda a base da nossa civilização, apenas para poder se eleger no poder. Claro, os líderes esquerdistas, depois de usar a população pra atingir seus objetivos, prontamente irão a descartar, afinal o desejo de poder é algo intrinsecamente egoísta.

(25-08-2013, 11:47 PM)Solomon Escreveu: [...]
Para todos que leram esse texto eu pergunto: Sabe o que é capitalismo?

Se você acha que tem alguma coisa a ver com atingir um monopólio tenho uma péssima noticia.
No instante em que se tem monopólio de alguma coisa, já não é mais capitalismo.

( URSS -tudo era monopolizado pelo estado, e no final faliu)
Já dizia nos livrinhos de história porcos que dão às criancinhas por aí que o capitalismo monopoliza os meios-de-produção (terras, ferramentas, etc.) e os lucros, o que até é meia-verdade, ao menos em parte... Mas esses mesmos livrinhos falham miseravelmente em falar que na URSS havia um único monopólio total de tudo e faliu, como você mesmo apontou, Solomon. Isso tudo você já disse, mas isso me convém acrescentar algo:

Não há como se ter monopólio total de algo, isso implicaria que não haveria concorrência, um dos principais pilares do capitalismo e que fazem as coisas avançar. Ter concorrência é extremamente benéfico para o progresso. Concorrência implica baixar custos, melhora gradativa dos produtos (através da obsolescência programada, que seja), aperfeiçoamento de tecnologias de produção, transporte e distribuição, entre muitas outras coisas que visam tornar os produtos mais competitivos e economicamente viáveis.

Isso (de monopólio) se prova impraticável, pois, por exemplo, um mesmo produto pode ser fabricado por diversos fabricantes (Coca-cola, qualquer-cola, lixo-cola...), entre eles teriam os de custos alternados (populares ou premium) e se destinar a diversos perfis de clientes. Isso mantém tanto as grandes fábricas, como as menores e as de nicho funcionando no mesmo ecossistema onde todos ganham, inclusive os clientes. Se não houvesse concorrência e diferenciação, muitos dos bens não-essenciais estariam fadados a um gradativo fracasso, já que o interesse iria se dissolver, pois o produto continuaria sempre intacto e com o mesmo custo, o que não é nada interessante pro consumidor final. Aula básica de economia isso, mas que os esquerdistas parecem que esquecem.

------
Eu tenho uma teoria, meio que um pressentimento de que está cada vez mais se difundindo um "ciclo vicioso" de pensamento que está corroendo a nossa sociedade. A situação piora (ou ao menos parece que piora, a mídia lasca aqui e muito) e as pessoas vão ficando com cada vez mais "ódio" da sociedade, mas elas não sabem exatamente o que odeiam, é como se tudo incomodasse; elas aos poucos vão criando ideias nocivas que só são úteis aos esquerdistas, que se beneficiam do estado caótico das coisas pra suplantar a suas ideias.

Essa é uma noção um pouco mais ampla que a do marxismo cultural, pois a degradação atinge à todos, não só há certas "minorias". Por isso mesmo eu acredito já ter pego é nojo, mas é da coisa toda (população inclusa), é como se tudo estivesse apodrecendo, há poucos redutos de boas pessoas e ideias que podem reverter esse quadro.

Alguém compartilha de alguma ideia parecida?
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Petulante
Klaatu Barada Nikto
***
Mensagens: 2,228
Tópicos: 170
Curtido: 14 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Aug 2012
#6
22-10-2013, 08:56 AM
Belo post!

enviado do tapatalk. .. qualquer erro d digitação deve ser desconsiderado. (Pois eh uma merda escrever no celular.
[+]
  •
Procurar
Responder


Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo