• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Movimento FIRE o que vcs acham?
Páginas (2): 1 2 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Movimento FIRE o que vcs acham?
Offline Peter Grifen
Veterano
Tópicos: 21
Curtido: 38 vezes em 22 posts
Posts que curtiu: 0
19-10-2019, 07:30 AM
FIRE movement

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
O chamado "FIRE (Financial Independence, Retire Early) movement" é um movimento surgido nos anos 2000 cujo objetivo é a independência financeira e se aposentar cedo. O modelo é particularmente popular entre os millennials, ganhando força através de comunidades online através de informações compartilhadas em blogs, podcasts e fóruns de discussão online.[1][2][3][4][5]
Funciona mais ou menos assim: Com o objetivo é se aposentar antes dos 50 anos de idade, os adeptos desse estilo de vida vivem o mais austeramente possível, economizando metade de sua renda ou mais entre os 20 e os 40 anos, para que se possa ter uma poupança suficiente que lhe garanta renda sem precisar trabalhar.[6]
Por ser um assunto relativamente novo, a literatura ainda é limitada sobre os efeitos da aposentadoria precoce extrema
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Apache*
Búfalo
**
Tópicos: 1
Curtido: 134 vezes em 72 posts
Posts que curtiu: 53
19-10-2019, 08:59 AM
Bem, a ideia é interessante, mas existe uma coisa que deve ser pontuada que acredito que 90% dos poupadores falham MISERAVELMENTE: Focar em economizar em primeiro lugar ao invés de AUMENTAR sua renda! Por que motivo digo isso?

Pense da seguinte forma: Um jovem, 25 anos, ganhando R$ 2.500 mensal, que é um salário razoável a nível de Brasil, ele opta por fazer o seguinte: viver da forma mais econômica possível: vestir roupas extremamente simples, evitar viagens, saídas, mulheres, o foco dele é POUPAR, pra tentar viver, da forma mais simples possível (leia-se miserável), pra poupar R$ 1500,00 mensal.
Fazendo uma aplicação e tal, digamos que ele consiga poupar R$ 20 mil por ano, e em um prazo de 30 anos, ele consiga uns R$ 800 mil, para então, com 55 anos, ter esse valor aplicado e digamos que rendendo ai uns 0,5% ao mês, R$ 4000,00 + aposentadoria = R$ 7000 mensal para uma aposentadoria mais confortável.

Agora vamos trabalhar com a consciência de aumentar a renda: Esse mesmo cara pegasse, com 25 anos, e juntasse os mesmos R$ 1500 por ano e fizesse 20 mil reais, com esse valor, ele poderia pedir demissão ou mesmo se organizar para começar a estudar para concursos públicos, com enfoque em um cargo no Poder Legislativo como Analista ou mesmo no Poder Judiciário, nesse intervalo ele faria um curso EAD pra ganhar o diploma de nível superior, investiria em livros, cursos, um ar condicionado e o seu trabalho seria estudar apenas, com a aprovação, ele ganharia R$ 12 mil reais como Analista, digamos que ele atrasasse um pouco e passasse aos 30 anos com esse salário, e que conseguisse uma FC-5 (função) que lhe daria uns R$ 14 mil líquido ao mês.
Com esse valor, ele iria poupar R$ 10 mil mensal e viveria de R$ 4 mil ao mês, que é 4x mais que o cara lá de cima, com certeza teria uma boa casa, um bom investimento, poderia viajar uma vez ao ano e ainda teria conforto com 4 mi reais, mas vivendo de forma moderada.
Resultado: em um ano ele teria juntado R$ 130 mil reais e em um prazo menor que o de cima, aos 55 anos, teria acumulado R$ 3,25 milhões de reais, e vamos colocar uma aplicação parecida com o que falei acima: 0,5% ao mês, R$ 16 mil reais só de rendimento + a aposentadoria.

Veja as duas situações: são parecidas, entretanto, o segundo percebeu que antes de ser um FIRE ou mesmo um poupador, é muito mais inteligente você focar em AUMENTAR a renda enquanto é novo, do que viver a sua juventude de forma desgraçada para depois de velho, sem forças, feio e acabado, querer desfrutar de dinheiro. Não estou aqui dizendo que não se deva poupar enquanto jovem, pois eu também faço isso, mas sim fazer investimentos para que se suba a renda, e ainda vou mais longe, digamos que você tenha 20 anos e queria mesmo fazer o que falei e queria ser magistrado (juiz), com um salário fixo R$ 33 mil reais, ai você faz as contas....

Ah, mas passar em concurso é impossível, é dificil, tem fraude e outras coisas.... eu dei esse exemplo pq passar em concurso depende só de você, mas pode também abrir seu negócio, ter dois empregos e outros investimentos.

O foco enquanto novo deve ser SEMPRE aumentar a renda, para que poupar dinheiro seja uma coisa simples de fazer e não um sacrifício.
[+] 6 usuários curtiram o post de Apache*:6 usuários curtiram o post de Apache*
  • Avenger, Digons, gRILO, loeb, Montini, Olympus
Procurar
Responder
Offline Montini
Veterano
Tópicos: 7
Curtido: 10 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 22
19-10-2019, 10:01 AM
Concordo com o confrade Apache.

Há dois anos atrás eu ganhava cerca de 1,5K e meio, mas, graças a um boom na internet, saí do meu emprego e hoje ganho cerca de 5K bruto, tirando as despesas de finalmente poder morar sozinho, me sobram 3k. Porém, eu andava gastando tudo com a 01 e para benefício próprio meu. É incrível como ficar sem acessar o fórum por um tempo me fez perder alguns princípios econômicos. De volta ao fórum, já adotei medida protetiva na questão das saídas e vou fazer um capital esse fim de ano e passar a investir essa grana em rendimentos variáveis e fixos.

A questão não é economizar no seu extremo, é saber economizar de forma inteligente e parar de investir grana onde você nota que não é algo necessário na sua vida.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
19-10-2019, 11:14 AM
Acho um movimento meio extremista.
O segredo do sucesso é ter vida de qualidade e ao mesmo tempo conseguir guardar sua renda.
[+] 2 usuários curtiram o post de Spectro:2 usuários curtiram o post de Spectro
  • Avenger, Digons
Procurar
Responder
Offline loeb
Búfalo
Tópicos: 15
Curtido: 48 vezes em 35 posts
Posts que curtiu: 755
19-10-2019, 03:27 PM
Boa Dica do Confrade Apache!

Com Certeza, o foco deve ser criar maneiras de aumentar a renda, seja com estudo, concursos, comércio (compra e venda), freelances, etc.

Eu Acompanho os Blogs da Finansfera, acho legais, sempre tem Artigos Interessantes ou Relato das Experiências dos Confrades.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline gRILO
Usuário Banido
*
Tópicos: 10
Curtido: 47 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 34
19-10-2019, 04:18 PM
Acompanho movimento FIRE a um bom tempo, inclusive tenho dois bons exemplos na minha família que alcançaram a IF através do Empreenderismo e guardar dinheiro ! Esses caras são meu tio e meu pai !

Ambos tinham o sonho de parar de trabalhar aos 40 anos e viver a vida praticando Hobbies, assim como a movimento FIRE prega.

O Problema que essa porra de APOSENTAR é um Bulshiit do caralho ! No começo até deu certo para os dois, mas depois de algum tempo, o tédio e a depressão por não terem uma rotina de trabalho fudeu eles mentalmente, meu pai passou uns 2 anos meio depressivo sem trabalhar.

Depois de um tempo, tanto ele como meu tio acordaram para a realidade, e voltaram a trabalhar no que gostam de fazer !

Hoje meu pai tem mais dinheiro do que pode gastar, mas trabalha 12hrs por dia emcima de uma Pá carregadeira na fazenda dele ! Ele não precisava trabalhar ,mas gosta !

Então eu tenho pra mim o seguinte, um dos segredos da vida é o TRABALHO ! só você ver a biografia das pessoas longevas e de sucesso , elas nunca param de TRABALHAR !

Acredito sim que você deve trabalhar e alcançar um patamar para não precisar receber ordem de outros ! Mas para isso, não precisa acumular 4milhões para render 0,3% ao mês ! Puta que pariu.

Pra mim, muitos jovens do movimento FIRE, estão em outra MATRIX ! se consideram superiores ao restante por viverem como miseráveis, aguardam ansiosamento a linha de chegada que nem tem idéia de como irá ser !

Enfim, acredito firmemente que o SEGREDO é TRABALHAR no que gosta , poupar uma parte da renda, investir, prosperar, mas você tem que gostar do processo e não almejar ficar na beira da praia, tomando agua de coco enquanto sua renda passiva cai na conta, isso é Bulshiit , vão por mim !
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Veterano
20-10-2019, 07:19 AM
(19-10-2019, 04:18 PM)gRILO Escreveu: Acompanho movimento FIRE a um bom tempo, inclusive tenho dois bons exemplos na minha família que alcançaram a IF através do Empreenderismo e guardar dinheiro !  Esses caras são meu tio e meu pai !

Ambos tinham o sonho de parar de trabalhar aos 40 anos e viver a vida praticando Hobbies, assim como a movimento FIRE prega.

O Problema que essa porra de APOSENTAR é um Bulshiit do caralho ! No começo até deu certo para os dois, mas depois de algum tempo, o tédio e a depressão por não terem uma rotina de trabalho fudeu eles mentalmente, meu pai passou uns 2 anos meio depressivo sem trabalhar.

Depois de um tempo, tanto ele como meu tio acordaram para a realidade, e voltaram a trabalhar no que gostam de fazer !

Hoje meu pai tem mais dinheiro do que pode gastar, mas trabalha 12hrs por dia emcima de uma Pá carregadeira na fazenda dele ! Ele não precisava trabalhar ,mas gosta !

Então eu tenho pra mim o seguinte, um dos segredos da vida é o TRABALHO ! só você ver a biografia das pessoas longevas e de sucesso , elas nunca param de TRABALHAR !

Acredito sim que você deve trabalhar e alcançar um patamar para não precisar receber ordem de outros ! Mas para isso, não precisa acumular 4milhões para render 0,3% ao mês ! Puta que pariu.

Pra mim, muitos jovens do movimento FIRE, estão em outra MATRIX ! se consideram superiores ao restante por viverem como miseráveis, aguardam ansiosamento a linha de chegada que nem tem idéia de como irá ser !

Enfim, acredito firmemente que o SEGREDO é TRABALHAR no que gosta , poupar uma parte da renda, investir, prosperar, mas você tem que gostar do processo e não almejar ficar na beira da praia, tomando agua de coco enquanto sua renda passiva cai na conta, isso é Bulshiit , vão por mim !

Ai que ta, independencia financeira nao quer dizer que vc vai parar de trabalhar, significa que o trabalho eh opcao e nao obrigacao.
Hj se nao trabalhar vc passa fome certo?

Com a IF se vc quiser ficar 3 meses sem trabalhar vc pode, se vc quiser viajar amanha tbem,ficar a semana inteira tentando consertar seu carro tbem, kkk
Sem a IF vc conseguiria?

Curiosidade, seu pai e tio tinham hobby mesmo? Tinham vida ? realmente alguns nao podem parar de trabalhar mesmo.
[+] 1 usuário curtiu o post de Peter Grifen:1 usuário curtiu o post de Peter Grifen
  • loeb
Procurar
Responder
Offline loeb
Búfalo
Curtido: 48 vezes em 35 posts
Posts que curtiu: 755
20-10-2019, 12:04 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-10-2019, 12:05 PM por loeb.)
Exato os Confrades que alcançam a IF na Finansfera, pelo que acompanho, não param de Trabalhar, apenas Trabalham sem pressão ou receio de ser despedido.
Também migram para Empregos com Chefes mais tranquilos.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Digons
Let's fight like gentlemen
Tópicos: 5
Curtido: 464 vezes em 300 posts
Posts que curtiu: 622
20-10-2019, 12:25 PM
(19-10-2019, 11:14 AM)Spectro Escreveu: Acho um movimento meio extremista.
O segredo do sucesso é ter vida de qualidade e ao mesmo tempo conseguir guardar sua renda.
Concordo com esse sujeito. Não creio que seria muito bom pra saúde mental e física do sujeito comer o pão que o diabo amassou por umas duas décadas pra só depois se dar bem. Creio que um meio termo aí seria o correto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tim Laflour
Eterno aluno
Tópicos: 16
Curtido: 299 vezes em 120 posts
Posts que curtiu: 138
21-10-2019, 08:21 AM
(19-10-2019, 11:14 AM)Spectro Escreveu: Acho um movimento meio extremista.

Concordo. Equilíbrio é tudo. Poupe, invista com consistência, mas também viva. É dos 20 aos 40 que temos a energia da juventude, e isso não volta nunca mais.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Tyrant
Veterano
Tópicos: 8
Curtido: 196 vezes em 115 posts
Posts que curtiu: 159
21-10-2019, 09:38 AM
Antigamente isso chamava FAZER UM PÉ DE MEIA.

Nego tem que criar um nomezinho e chamar de movimento pra tudo pra se sentir incluidinho, moderninho, diferentinho, inteligentinho....

Taserto
[+] 4 usuários curtiram o post de Tyrant:4 usuários curtiram o post de Tyrant
  • Berlin, Josey Wales, loeb, Rapaz Iniciante
Website Procurar
Responder
Offline Peter Grifen
Veterano
21-10-2019, 09:50 PM
(21-10-2019, 09:38 AM)Tyrant Escreveu: Antigamente isso chamava FAZER UM PÉ DE MEIA.

Nego tem que criar um nomezinho e chamar de movimento pra tudo pra se sentir incluidinho, moderninho, diferentinho, inteligentinho....

Taserto

Nada a ver
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline AlexReal
Búfalo
**
Curtido: 19 vezes em 14 posts
Posts que curtiu: 5
30-11-2019, 09:10 AM
Mais um título pra uma coisa simples e bastante antiga.

É o mesmo principio da galera LGBT. Cria um monte de nome, situação, problema, pra se sentir especial, parte de um grupo, melhor/diferente dos outros.

Acho que o principal é o que disseram aí mesmo: 

Independência financeira é tornar o trabalho uma opção, não te isentar de trabalhar, porque daí você seria dependente da sua renda passiva, continuando preso, só que por outro senhor de escravos.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
30-11-2019, 10:13 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-11-2019, 10:13 AM por Diamante.)
Em termo técnico; isso tem um nome: Sovinagem.

Porém, já é de praxe na 'realidade paralela da internet' surgir essas definições para um determinado grupo se sentir especial. Em termos práticos: A pessoa junta uma grana pesada ao longo da juventude, se priva de praticamente tudo, deixa de aproveitar a vida para só curtir após os 50 anos (isso se conseguir chegar lá com saúde e ainda com sua fonte de renda operante e intacta).

Dinheiro é apenas uma ferramenta para te ajudar a ter qualidade de vida. Simples de compreender.

Sejam Frugais com o dinheiro e curtam a vida. Depois voltem aqui quando chegarem aos 50 anos e conte como foi. yaoming
[+] 2 usuários curtiram o post de Diamante:2 usuários curtiram o post de Diamante
  • BillPaiva, loeb
Procurar
Responder
Offline Gilgamesh
Keep Walking. Just do It.
Curtido: 182 vezes em 136 posts
Posts que curtiu: 307
01-12-2019, 12:59 PM
Guardar dinheiro deveria ser o básico,  quando possível, a ser seguido por qualquer pessoa preocupada com o futuro.
[+] 1 usuário curtiu o post de Gilgamesh:1 usuário curtiu o post de Gilgamesh
  • Tyrant
Procurar
Responder
Offline Chris Kyle
Veterano
Tópicos: 6
Curtido: 76 vezes em 53 posts
Posts que curtiu: 12
03-12-2019, 01:00 PM
Pior que já era esse estilo FIRE e nem sabia, claro que não a ponto de não viver e só gastar com coisas para sobrevivência, compro meus luxos, vivo minha vida, mas nunca extrapolei nada ou fiquei endividado em algo.
E economizar grana deveria ser obrigatório para todos, fico imaginando o que a população faria se alguém falasse "não existe mais aposentadoria, é cada um por si" se não iam entrar em pânico e começar a poupar em tudo...e levando em conta as rateadas governamentais, as gerações de nem-nem, as crises mundiais, tecnologia substituindo trabalhadores, etc...isso vai acontecer mais rápido que se imagina...
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Young Meyer Lansky
Married to the mula
Tópicos: 0
Curtido: 28 vezes em 22 posts
Posts que curtiu: 26
03-12-2019, 06:35 PM
Marcando aqui pra ler esse tópico depois.
Vou ter que me aprofundar nesse negócio de poupar dinheiro.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Tyrant
Veterano
Tópicos: 8
Curtido: 196 vezes em 115 posts
Posts que curtiu: 159
05-12-2019, 07:34 AM
(01-12-2019, 12:59 PM)Gilgamesh Escreveu: Guardar dinheiro deveria ser o básico,  quando possível, a ser seguido por qualquer pessoa preocupada com o futuro.

Guardar dinheiro hoje em dia é uma coisa tratada como segredo de sociedade secreta, e aí os coachs e consultores espertalhões fazem a festa em cima dos bestas,

"Vamos te ensinar a guardar dinheiro"

Eu faço isso de graça: NÃO GASTA A PORRA DO DINHEIRO SEM NECESSIDADE, CARALHO!

Faça isso e... veja só! Lá na frente vc vai ter bastante pra ficar sossegado!

...de nada.
[+] 1 usuário curtiu o post de Tyrant:1 usuário curtiu o post de Tyrant
  • Gilgamesh
Website Procurar
Responder
Offline canislupus
Veterano
Tópicos: 27
Curtido: 17 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 51
11-01-2020, 12:47 AM
Tambem acho meio estranho. Ninguem sabe o dia de amanha, clichê isso mas é a mais pura verdade.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Irmão Sangue
Aspira
Tópicos: 0
Curtido: 2 vezes em 1 posts
11-01-2020, 12:44 PM
Acho interessante o movimento, mas antes conhecia o mesmo apenas como independência financeira. Acompanho a blogosfera de finanças e o pessoal é equilibrado nas sua maioria, não vejo ninguém fazendo muito absurdo pra aportar... um que passava muito sufoco era o Pobretão. Como já disseram acima o mais importante é aumentar a renda, seja através de uma melhor profissão ou de rendas extras. Eu ganho pouco, mas estou vendo como posso aumentar a minha renda pq investir merreca é complicado. Mas enquanto não ganho bem, o negócio é poupar e investir o que dá em bons ativos.

Não acho que ter o objetivo de ter dinheiro investido para ter renda passiva e se aposentar cedo (se assim quiser) seja extremista. Considerando os problemas mencionados pelo confrade Chris Kyle, acho muito prudente ter diferentes fontes de rendas (principalmente passivas), de modo que elas paguem nossas contas ou parte delas. Ficar dependente apenas da fonte de renda do trabalho é que não dá.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (2): 1 2 Seguinte »

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo