• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças - Fundo de Emergência -
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Seguinte »
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
- Fundo de Emergência -
Offline lordymaster
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 6 vezes em 4 posts
Posts que curtiu: 14
21-04-2018, 10:39 PM
(21-04-2018, 10:21 AM)PODER-MASCULINO Escreveu: É possível colocar parte do dinheiro em algum banco ou investimento de outro país, para evitar que nosso dinheiro fique 100% a merce do governo Brasileiro?

A melhor opção nesse caso é comprar bitcoins ou alguma outra criptomoeda. Atualmente, além de investimento está funcionando como reserva de valor, como moeda descentralizada e com limite de "emissão" o bitcoin não "sofre" efeito de inflação. Tem também a vantagem de você mesmo poder guardar em uma carteira digital ou até mesmo um pen drive.
...mas cabô cabô sem tchau, nem bilhete
seu pai se mata por amor ao sorvete?...
[+] 3 usuários curtiram o post de lordymaster:3 usuários curtiram o post de lordymaster
  • Kratus, PODER-MASCULINO, Villefort
Procurar
Responder
Offline PODER-MASCULINO
Búfalo
**
Tópicos: 7
Curtido: 63 vezes em 46 posts
Posts que curtiu: 169
23-04-2018, 03:33 PM
(21-04-2018, 10:39 PM)lordymaster Escreveu: A melhor opção nesse caso é comprar bitcoins ou alguma outra criptomoeda. Atualmente, além de investimento está funcionando como reserva de valor, como moeda descentralizada e com limite de "emissão" o bitcoin não "sofre" efeito de inflação. Tem também a vantagem de você mesmo poder guardar em uma carteira digital ou até mesmo um pen drive.

E Ações? Sempre tive dúvida como comprar ações de outros países. Pra formar um fundo de emergência, tem que ter um pouco fora do país também, nunca se sabe quando o governo vai dar um " Golpe" no seu dinheiro ou se você vai precisar sair de lá, os venezuelanos que fizeram planos em outros países escaparam da crise, os que não fizeram estão sendo vendidos aqui no Brasil. 

Bitcoin é uma boa alternativa mesmo, mas não sei se vai durar muito tempo, tem vários países proibindo, se não me engano a Coreia do Sul baniu de lá.
[+] 1 usuário curtiu o post de PODER-MASCULINO:1 usuário curtiu o post de PODER-MASCULINO
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Villefort
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 62 vezes em 55 posts
Posts que curtiu: 1,344
26-04-2018, 09:34 AM
Olá confrades !
Se tenho X valor, por exemplo R$100,00 no caso mensal, quanto desses X% deveriam ir para o fundo de emergência?
Do restante, poderia dividir esse valor para que fim? Quantas divisões a mais?
Queria algo simples, não com muitas divisões.
Grato!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Villefort
Veterano
26-04-2018, 09:57 AM
Estou fazendo essa pergunta porque o Harv Eker (Os segredos de uma mente milionária) fala em dividir o seu salário em várias fatias, achei aquilo interessante.
Queria ter uma ideia do que os confrades pensam a respeito disso por isso mandei essa pergunta.
Preciso ler esse livro de novo para rever a divisão que ele faz.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline PODER-MASCULINO
Búfalo
**
Tópicos: 7
Curtido: 63 vezes em 46 posts
Posts que curtiu: 169
26-04-2018, 06:39 PM
(26-04-2018, 09:34 AM)Villefort Escreveu: Olá confrades !
Se tenho X valor, por exemplo R$100,00 no caso mensal, quanto desses X% deveriam ir para o fundo de emergência?
Grato!

Na minha opinião o recomendável separar entre 20 e 40% do salário, para investimentos, fundo de emergência, etc. 

Por exemplo: 

Você ganha 1000 reais por mês, consegue guardar 400 reais, esses 400 também serão divididos entre o fundo de emergência e investimentos, uns 200 pode mandar para o fundo de emergência em investimentos mais conservadores e os outros 200 para investimentos mais empreendedores, depende do seu perfil de investidor. 

Não é fácil usar 40% do salário para investimentos, temos contas despesas, etc, por isso comece com o que você consegue, 10%, com o tempo vá cortando custos desnecessários e aumente a porcentagem, se não me engano, no Livro do Pai Rico, Pai Pobre, fala que o ideal é 30%.

Mesmo que não consiga guardar 30% do salário, faça bicos, renda extra para acumular mais dinheiro, quanto mais dinheiro, maior o retorno dos seus investimentos, o seu padrão de vida deve subir com o retorno dos investimentos e não com o aumento do salário ou pegando crédito. 

Não existe uma quantia exata, vai de quanto você consegue guardar, investir, mas o ideal é 30%, para quem inicia, tem muitos gastos, pode começar com 10% e conforme aprende a cortar os custos desnecessários, vai aumentando a porcentagem.

No meu primeiro emprego, tinha uma máquina de café 1 real cada café, pra não gastar na máquina tomando um café todo dia, passei a levar café em pó num pote e fazia no microondas da empresa, é assim que se corta custos, em vez de vale refeição eu pedi vale alimentação e trazia a marmita de casa, isso também ajuda a economizar, não comprava nada na rua, nem em restaurantes, nessa época como eu morava com meus pais, conseguia guardar 60% do salário, já com a ideia de usar o dinheiro para algum fim. Mas quem tem contas, a pagar, não vai conseguir guardar essa quantia, guarde o que conseguir para investir, os investimentos conservadores são o fundo de emergência.
[+] 1 usuário curtiu o post de PODER-MASCULINO:1 usuário curtiu o post de PODER-MASCULINO
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Villefort
Veterano
26-04-2018, 09:32 PM
Muito obrigado por responder a minha pergunta, você me deu um norte.
Você me deu um exemplo com as condições básicas era isso que eu queria.
Agora tenho um parâmetro para poder começar a me organizar melhor e saber quais atitudes tomar.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
26-04-2018, 09:46 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-04-2018, 09:49 PM por Diamante.)
- Escavaram meu tópico. Rs

@Villefort

https://legadorealista.com/forum/showthread.php?tid=605

https://legadorealista.com/forum/showthread.php?tid=862
[+] 1 usuário curtiu o post de Diamante:1 usuário curtiu o post de Diamante
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
Tópicos: 10
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
26-04-2018, 10:26 PM
(26-04-2018, 09:34 AM)Villefort Escreveu: Olá confrades !
Grato!

(26-04-2018, 09:57 AM)Villefort Escreveu: Estou fazendo essa pergunta porque o Harv Eker (Os segredos de uma mente milionária) fala em dividir o seu salário em várias fatias, achei aquilo interessante.
Queria ter uma ideia do que os confrades pensam a respeito disso por isso mandei essa pergunta.
Preciso ler esse livro de novo para rever a divisão que ele faz.

Separar em porcentagens é complicado. Eu quebrei muito a cabeça tentando dividir em porcentagens e nunca dava certo, então eu desenvolvi uma estratégia própria pra isso:

Antes de mais nada eu quitei TODAS as minhas dívidas. Não adiantava querer investir em nada enquanto eu tivesse dívidas, pois os juros eram muito maiores do que qualquer rendimento que eu pudesse ter! 

Durante esse tempo, estimei meu CUSTO MENSAL. Nessa conta entrou TUDO o que eu gastava/gasto em um mês. Não pude precisar um valor exato, pois um mês nunca será exatamente igual ao outro, mas cheguei a uma estimativa bem próxima e conservadora, de modo que não tenho surpresas desagradáveis.

Simultaneamente, comecei a me policiar, fazendo ajustes exatamente como o confrade citou:

(26-04-2018, 06:39 PM)PODER-MASCULINO Escreveu: No meu primeiro emprego, tinha uma máquina de café 1 real cada café, pra não gastar na máquina tomando um café todo dia, passei a levar café em pó num pote e fazia no microondas da empresa, é assim que se corta custos, em vez de vale refeição eu pedi vale alimentação e trazia a marmita de casa, isso também ajuda a economizar, não comprava nada na rua, nem em restaurantes, nessa época como eu morava com meus pais, conseguia guardar 60% do salário, já com a ideia de usar o dinheiro para algum fim. Mas quem tem contas, a pagar, não vai conseguir guardar essa quantia, guarde o que conseguir para investir, os investimentos conservadores são o fundo de emergência.

E esses ajustes eu continuo fazendo o tempo todo... Não é ficar paranóico, tipo o cara que queria viver de Miojo, ou o que levava garrafa pet pra pegar água filtrada no trampo, é se policiar pra não gastar com besteira ou por impulso, fazer compras planejadas...

Quando finalmente me vi livre das dívidas, comecei a construir as "barreiras" financeiras que citei.

No primeiro mês, guardei o que sobrou do meu salário (uma pequena quantia) em casa, pra eventuais emergências domésticas. Não faz sentido ter dinheiro investido se acabar o gás num domingo e você não tiver como acessar esse dinheiro.

Depois, passei alguns meses acumulando em investimentos com alta liquidez, para eventuais emergências. Não adianta nada eu ter essa reserva e não poder acessá-la caso ocorra algum imprevisto (uma consulta médica, um reparo no carro, algo do tipo).

Feito isso, já estou há vários meses acumulando em investimentos conservadores e com boa liquidez, para o caso de eu ficar desempregado ou algum "SHTF" financeiro. É besteira querer "diversificar" os investimentos se daqui a pouco (Deus me livre e guarde) eu perder minha fonte de renda ou acontece alguma coisa e eu precisar "raspar" tudo pra me manter. Só ia perder dinheiro. Estou perto de acumular a quantia pra me manter durante alguns meses caso necessário...

Assim que concluir esse fase, aí sim, vou concentrar tudo o que puder para multiplicar meu patrimônio, visando uma possível independência financeira no futuro. Aí será a hora de "diversificar"...
[+] 1 usuário curtiu o post de Plissken:1 usuário curtiu o post de Plissken
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Scant
Aspira
Tópicos: 1
Curtido: 6 vezes em 5 posts
Posts que curtiu: 0
16-04-2019, 10:19 AM
Nada supera a poupança para reserva de emergência
Tesouro direto vive fechando
O problema é quem confunde reserva de emergência com investimento
https://acervost.blogspot.com/
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
Tópicos: 10
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
16-04-2019, 01:23 PM
(16-04-2019, 10:19 AM)Scant Escreveu: Nada supera a poupança para reserva de emergência
Tesouro direto vive fechando
O problema é quem confunde reserva de emergência com investimento

Depende da emergência.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline H4nk
Búfalo
**
Tópicos: 3
Curtido: 40 vezes em 30 posts
16-04-2019, 06:14 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-04-2019, 06:24 PM por H4nk.)
Reserva de emergência serve tão somente para, numa EMERGÊNCIA, como o nome diz, você resgatar o dinheiro quando você precisar, sem perdas e o mais rápido possível (D+0).

Como explícito, é uma RESERVA e, por isso, não se trata de nenhum tipo de investimento (o objetivo não é auferir ganhos financeiros com ela).

Nesse caso, temos que alocar o dinheiro, para que o mesmo não fique parado embaixo do colchão, em aplicações que não haja volatilidade, tais como: Poupança, Tesouro Direto (exclusivamente o "Tesouro Selic"), alguns fundos de renda fixa com resgate D+0, etc. Duas das principais características da reserva de emergência é não ter volatilidade e ser um dinheiro de rápido resgate.

Vale salientar que "o consenso" é que a sua reserva de emergência tem que ter dinheiro suficiente para que seja possível cobrir suas despesas por 3 a 6 meses. Alguns colocam muito mais e outros colocam muito menos, varia muito, mas esse é um padrão que notei na maioria dos conteúdos que já li.

Meu conselho é: se você já tem dinheiro suficiente para cobrir suas despesas por 6 meses na reserva de emergência, o melhor a fazer é aplicar o excedente, e futuros aportes, em aplicações com melhores rentabilidades, pois a reserva de emergência já estaria cumprindo seu papel e deixar mais dinheiro nela, sem necessidade, é perda de dinheiro, pois você pode ganhar mais em outros tipos de investimentos (poderá ter bem mais rentabilidade).

Em resumo, é isso.
Sorte é o desejo daqueles que querem acreditar que a vitória pode acontecer por acidente. Suor, por outro lado, é para aqueles que sabem que ela é uma escolha.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Villefort
Veterano
07-02-2020, 05:11 PM
Um UP nesse tópico!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Behemoth
Aspira
Curtido: 2 vezes em 2 posts
09-02-2020, 04:45 PM
Quando se fala de reserva de emergência , eu geralmente penso em um dinheiro para fazer uma compra de uma coisa cara a vista caso algum eletrônico meu quebre (máquina de lavar, televisão, computador, geladeira, etc) ou até mesmo um dinheiro guardado para quando eu ficar desempregado, geralmente eu calculo o valor do meu salário vezes 6, que seria para eu segurar as pontas pelo menos 6 meses até arrumar outro emprego. Além disso também conto com meus investimentos em ações, fundos imobiliários e tesouro direto.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline branco
Aspira
Curtido: 1 vezes em 1 posts
24-02-2020, 09:57 PM
Tenho minha reserva de emergência num CDB do próprio banco com resgate D+0, já tive que usar desde pra pagar um curso que precisava urgentemente até para consertar meu carro que estragou. Indico ter, que seja de liquidez imediata e que quando tiver o valor almejado, esqueça desse dinheiro lá ! Na hora do aperto você irá lembrar...
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
24-02-2020, 09:59 PM
Com os juros baixos....
CDB so. Vale a pena se pagar mais de 100% do CDI e não cobrar taxa de manutenção.
O tesouro também não pode pagar taxa de manutenção.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline fernandobond04
Búfalo
**
Tópicos: 34
Curtido: 40 vezes em 27 posts
Posts que curtiu: 1
27-02-2020, 06:58 PM
Sigo a dica do Senhor X. Tudo que recebo guardo 20% .
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
Tópicos: 2
Curtido: 362 vezes em 215 posts
Posts que curtiu: 335
17-04-2020, 12:55 PM
Já que o ditadoria e suas putinhas que querem derrubar o Bolsonaro PROIBIRAM muita gente de trabalhar, o tal fundo de emergência se faz necessário.

É pra usar agora, ora porra!
É capaz de ter mongolão que tem dinheiro guardado justamente pra emergências, daí fica sem pdoer trabalhar e receber e não usa justamente o fundo para emergência em uma situação de emergência.
Isto sim é ser pão duro, muquirana, buro, um cuzão.
Acha que "vai estar mais longe de ter 1 milhão na conta".

E, mesmo se a pessoa não tem o fundo de emergência, pode ser por algum motivo como já ter tido emergências pessoais. O país acaba de sair de uma crise econômica.

Dinheiro é moeda de troca, é praticamente um ESCAMBO entre o trabalho que você tem a oferecer e os bens que você quer ter acesso. O dinheiro é o meio apenas, o fim é o conjunto de bens que você quer desfrutar, desde uma comida básica até uma mesa de pingue-pongue elétrica, sem cagação de regra de "x% TEM que guardar". É bom ter alguns parâmetros sim e pode existir uma média geral indicada por economistas do quanto é ideal guardar, mas cada situação é diferente. Um cara que tem 20 anos e ganha 1000 reais no estágio e paga aluguel, água, luz, comida, internet e transporte não tem como guardar 40%, por exemplo, talvez nem seja o momento da vida para isto. Da mesma forma, um sujeito de 55 anos que tá quase se aposentando, já tem uma bolada da previdência pra receber logo, já poupou bastante e tá de boa, ganhando 10k por mês não PRECISA ficar guardando só pra bonito.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Diamante
Veterano
Tópicos: 15
Curtido: 326 vezes em 214 posts
Posts que curtiu: 13
22-04-2020, 08:58 PM
É, parece que nunca um tópico foi tão atual quanto este neste exato momento.

Pessoal perdendo emprego, empresários perdendo investimentos de uma vida, e assim vai.

Falei 6 meses, mas depois dessa, uns 12 meses seria o ideal.

PS: Spectro, sobre essa sua última resposta; esses "investimentos" tem que avaliar muito bem para não por dinheiro em CDB's de bancos menores. Lembrando que a liquidez é o ponto chave, e não o rendimento.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
22-04-2020, 09:19 PM
CDB continua sendo CDB independente do banco.
Os bancos menores vão ter maior rendimento no CDB (que já é um ativo de liquidez alta), porque teoricamente eles tem mais dificuldade em fechar caixa no final do dia necessitando de mais dinheiro emprestado.

Mas tesouro direto Selic ainda é uma boa alternativa pra fundo de emergência.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Águia
Voando Baixo
**
Tópicos: 1
Curtido: 38 vezes em 25 posts
Posts que curtiu: 38
23-04-2020, 09:49 AM
Deixar um adendo...

Se o mais importante na reserva de emergência é manter o patrimônio protegido da inflação e ao mesmo tempo ter uma liquidez praticamente imediata.

E no passado só existia a poupança que cumpria bem essa função e a pouco tempo veio a Selic, já o Spectro está falando de CDB (que não é tão imediato ao meu ver)... O mais "ideal" hoje não seriam os RDB como do Nubank que rendem 100% do CDI e o dinheiro está o tempo todo disponível?! (Ou MercadoPago, mas não confio nenhum pouco nessa empresa).
“Quem não ama a solidão, também não ama a liberdade: apenas quando se está só é que se está livre.” ― Schopenhauer
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [$] Fundo de Reserva: Mínimo Existencial Scant 9 2,638 24-04-2020, 11:08 PM
Última Mensagem: Bruno Padilha
  Por que você deve ter um Fundo VTNC Rider 13 6,023 23-03-2017, 06:30 PM
Última Mensagem: Diamante

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo