• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Outros [DESENVOLVIMENTO] 5 Grandes segredos para vender qualquer coisa, inclusive você
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
[DESENVOLVIMENTO] 5 Grandes segredos para vender qualquer coisa, inclusive você
Offline Mandrake
Veterano
***
Mensagens: 3,000
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#1
29-10-2013, 03:19 PM




Imagine que você trabalha em uma pequena empresa de marketing nos Estados Unidos. Fazem trabalho de acompanhamento de pontos-de-venda, distribuição de material publicitário, gerenciam a distribuição e ajudam a treinar promotores, esse tipo de serviço. Então, descobrem que a gigantesca Procter & Gamble está cadastrando instituições desse segmento para escolher seu novo parceiro. Um negócio de mais de 28 milhões de reais por ano. Há muitas companhias grandes e mais equipadas nesse setor que a sua, mas não custa nada se inscrever. Após algum tempo, a P&G contata vocês dizendo que os executivos deles passarão o mês avaliando os candidatos a parceiros, e marcam um dia para visitar sua organização.


Não é preciso dizer que sua empresa fica em polvorosa. Tudo terá de estar perfeito para receber os importantes prospects. O avião chegará à sua cidade perto do meio-dia, então segue-se uma pequena discussão sobre onde levá-los para almoçar. O lugar deveria ser um restaurante exclusivo, chique e, de preferência, freqüentado pela nata da sociedade, porém não chegaram a uma conclusão. No entanto, alguém na sua equipe faz uma sugestão tímida: e se a gente perguntasse a eles? Assim, se quiserem frutos do mar, vamos a um restaurante; se preferirem comida francesa, vamos a outro.


E, com o pé atrás, assim fizeram. Vai que o pessoal da P&G considera isso falta de planejamento. Mas perguntaram o que eles gostariam de almoçar. O chefe da delegação não hesitou:


— Estive nessa cidade no ano passado, e comi o melhor sanduíche de carne e pimentão da minha vida. Não lembro do nome da lanchonete, mas o sanduíche vem num pão alto, redondo e com...
— Ah, sei, é o sanduíche da Lincoln Del. Fica perto do nosso escritório.
— Vamos lá?


E lá foi a delegação da P&G e da sua empresa para a lanchonete, onde almoçaram e deram boas risadas. Depois de algum tempo, a P&G liga novamente. Sua companhia havia ganhado a conta. Entusiasmado, você ainda consegue perguntar o que tinham feito de tão diferente ou melhor do que seus concorrentes maiores, o que foi decisivo para conquistarem aquele cliente de 28 milhões. A resposta do executivo da P&G foi: “O sanduíche. Ninguém mais nos perguntou o que queríamos. Presumiram que ficaríamos impressionados com o restaurante mais elegante da cidade. Vimos dúzias desses lugares, mas apenas uma lanchonete”.


Essa história resume bem o espírito do livro Venda-se – A arte de se vender de Harry Beckwith e Christine Clifford Beckwith. A venda está nos detalhes, no que você faz e, principalmente, no que escuta do cliente.


Veja o que mais Christine e Harry, que esteve na ExpoVendaMais do ano passado, têm a ensinar.



Antes de tudo, você se vende



Antes de adquirirem seu produto ou serviço, as pessoas precisam comprar você. O que você fala, como fala, de que maneira se apresenta e, principalmente, como as faz sentir. Para os autores, vender é fazer o cliente ou prospect se sentir importante, confiante e tranqüilo.


Para isso, você precisa investir em si mesmo, em sua “embalagem” – a aparência conta muito no mundo das vendas, pois ela fará você começar a vender antes mesmo de abrir a boca. Ao falar com o prospect, o cuidado com a venda de sua imagem deve continuar.


Citar:
» Seja claro ao falar. Quanto mais simples, clara e segura for sua mensagem, mais você passará a imagem de um especialista.


» Não fale para o cliente, e sim com ele. Comunique-se, dê espaço para o outro.


» Conte histórias, mas coloque o cliente/prospect – e não você ou o que vende – no papel do herói. Lembre-se de que a idéia é fazê-lo se sentir bem.




Ouvir é uma arte



Não é por acaso que muitos anúncios publicitários trazem mensagens que podem ser resumidas em “nós ouvimos você”. Isto é algo que a maioria das pessoas procura, mesmo inconscientemente: alguém para nos ouvir e nos dar importância. Veja estas dicas.


Citar:
» Espere um segundo antes de falar – É pouco, mas indica para a pessoa com quem está falando que você prestou atenção no que ela disse.


» Ouça as palavras, mas também use seus olhos – Perceba o que a linguagem corporal do individuo está dizendo – se ele está com uma postura relaxada e receptiva.


» Olhe nos olhos constantemente – Você busca um relacionamento com seu cliente ou prospect. No entanto, não pode fazer isso se está lendo uma página, olhando para uma tela de computador, etc. É preciso fazer isso olhando nos olhos da pessoa.




Mas você também tem de falar


Os autores dão uma boa dica de como fazer uma ótima apresentação em 30 minutos: fale por 22 minutos. Para fazer um excelente discurso de 10 minutos, escreva sua apresentação para 20 minutos e corte a metade mais fraca. Há sempre muita coisa sobrando, que não é necessária, que seu cliente não quer nem precisa saber. Mencione os fatos. Coloque o cliente ou prospect no centro da apresentação. Não fale mais que o necessário. Outras dicas:


Citar:
» A única piada que funciona é aquela que você faz sobre si mesmo. Além de não ofender ninguém, ajuda a criar uma conexão com seu prospect ou cliente.


» Cuidado com o PowerPoint. Tenha certeza de que os slides não brigam com sua apresentação de vendas. Se está contando uma história, usando a emoção ou imaginação do cliente, não projete ao mesmo tempo um slide racional com porcentagens e números.




Toda venda é emocional


Os autores lembram que, provavelmente, seu cliente já satisfez suas necessidades primárias de alimento, abrigo e roupas. E as substituiu por dois grandes desejos: o de se sentir apreciado e o de ser respeitado. Em outras palavras, sentir-se importante, essa é uma chave de vendas. Confira alguns exemplos:


Citar:
» O respeito começa no nome. Tenha todo cuidado com o nome de seu cliente. Escrevê-lo errado (ou, pior, chamá-lo por outro) mostra que você não presta nem dá importância a ele. E o nome de cada um de nós, quando bem usado, é uma das expressões mais úteis em vendas. Não a desperdice.


» Vá ao âmago da questão. Ninguém compra a “qualidade” de seu produto ou serviço. As pessoas compram a certeza de que não se incomodarão com o que você vende e a garantia de que entregará algo e que faz o que promete. Em outras palavras, compram conforto. É isso que você deve vender.


» Elogie os outros, seu cliente, e não a si próprio ou seu produto. O cliente pensa “e daí que o que você vende é bom? O que isso faz por mim?”.


» Use as palavras mágicas do relacionamento: obrigado, bem-vindo, o nome da pessoa e o dos filhos dela.




Seja confiável



A Procter & Gamble tem uma regra simples de negócios que ensina a todos seus vendedores: se você não chega cinco minutos antes, está atrasado. A pontualidade, além de dizer para o cliente “você é importante para mim”, mostra que seus vendedores são confiáveis e previsíveis. Sempre estarão lá, cinco minutos antes. Essa aura de confiança reflete tanto nos produtos da P&G como nos seus vendedores, aumentando o valor percebido. Mais algumas dicas:


Citar:
» Seja estável em relação às horas, hábitos e comportamentos – As pessoas precisam saber com quem estão lidando. Evite ser “de lua”, procure ter um comportamento profissional médio, sem muitas flutuações de humor. Isso aumenta a sensação de conforto que o cliente tem ao lidar com você.


» Ajude e peça auxílio ao pessoal da sua empresa – Vendedores são, por definição, independentes. Mas tenha como hábito se interessar pelo que as outras pessoas da empresa fazem, ajude-as no que for possível e envolva-as também em suas vendas. Isso reflete em um serviço mais sólido para o cliente (todos falarão a mesma língua) e você terá sempre para quem pedir ajuda em uma emergência, aumentando sua aura de confiabilidade.



Harry Beckwith e Christine Clifford Beckwith concordam que, para algumas pessoas, tomar as medidas necessárias para vender bem – a si próprio e a um produto/serviço – é desconfortável, mas é a única maneira de progredir na vida. “Você cresce nos negócios quando cresce na vida. O crescimento pessoal e profissional provêm da mesma fonte, e o sucesso duradouro provém do crescimento contínuo.


Sim, há uma floresta à sua frente cheia de cobras, feras e demônios. É mais confortável ficar aqui fora. Mas você quer encontrar seus tesouros e aproveitar suas belas paisagens, não? Entre na floresta”, explicam.





[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Aquiles
Veterano
***
Mensagens: 1,345
Tópicos: 25
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 7
Registrado: Oct 2013
#2
29-10-2013, 05:15 PM
Mandrake, ótimo post.

Na verdade, praticamente todo o mundo gira em torno das vendas, tudo é troca.

Há poucas semanas, quando ainda estava endinheirado, fui no shopping aqui da minha cidade fazer umas compras. Estava a procura de um calçado. Entrei em uma loja e fui atendido por uma moça, sagaz vendedora.

A cada empecilho que eu achava no calçado que olhava ela tinha pronta resposta.

Esse é muito escuro...
-Tenho um mais claro.

Muito apertado...
- Aqui tem outro mais frouxo...

No fim eu disse que voltaria outro dia para ver, que não iria comprar agora. Mas ela me entrelaçou com tal resistência que foi difícil até escapar dos seus ataques.

- Olha pode ser que outro dia não tenha mais...
Eu disse: por certo terá.

Duas semanas depois eu volto lá na loja, de fininho, e adivinha quem me aborda:

A tal da vendedora, me chamando pelo nome e perguntado se iria ver aquele calçado. Na hora me a face e pensei: - caramba, como ela lembra de mim! - meu nome, o calçado e tudo.

Pode parecer que a conversa foi muito íntima, mas confrades, não o foi.

E levando em conta justamente alguns vendedores despreparados que entramos as vezes...

Pode ver,

Em uma outra loja que fui, também por aquelas semanas, tive um tratamento bem diferente.

A procura de uma carteira, entrei na loja.

Vendedora totalmente despreparada, pedi a ela, entre esta e aquela, qual tu acha melhor?

Ela: - olha, eu não sei ... porque tu não leva as duas!

Tá certo que eu tava endinheirado, mas duas carteiras já é demais.

Tem que conhecer do produto, nos mínimos detalhes, entender o que o cliente quer e quebrar a resistência/ objeções.

Kyosaki, do Pai Rico e Pai Pobre, já menciona para largar a mão de obra assalariada e ir atrás de renda variável - ou vendas, por não ter melhor expressão. Os ganhos podem ser muito mais expressivos, dada a competência do vendedor.

Dois livros sobre vendas: O maior vendedor do mundo - de Og. Mandino e do Napoleon Hill Quem vende Enriquece.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Mandrake
Veterano
***
Mensagens: 3,000
Tópicos: 0
Curtido: 7 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#3
19-11-2013, 02:35 PM
Valeu pela dica dos livros, Dominador.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Smith
#PAZ
****
Mensagens: 5,276
Tópicos: 214
Curtido: 560 vezes em 266 posts
Posts que curtiu: 305
Registrado: Oct 2011
#4
20-11-2013, 07:30 PM
Esse texto bate exatamente com o que estou analisando para abrir futuros negócios.

Muito bom Mandrake!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Monarca
Búfalo
***
Mensagens: 531
Tópicos: 20
Curtido: 39 vezes em 29 posts
Posts que curtiu: 14
Registrado: Oct 2015
#5
27-10-2016, 11:09 AM
Upando.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Baralho
o jogo é jogado!
***
Mensagens: 1,240
Tópicos: 4
Curtido: 228 vezes em 160 posts
Posts que curtiu: 247
Registrado: Jan 2016
#6
27-10-2016, 07:33 PM
Tópico bem útil em tempos de emprego escasso e recessão; o segundo conselho, de saber ouvir, é essencial em vendas, além de outras dicas importantes.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline canislupus
Veterano
***
Mensagens: 972
Tópicos: 27
Curtido: 17 vezes em 13 posts
Posts que curtiu: 51
Registrado: Aug 2012
#7
28-10-2016, 02:27 AM
Nao tenho boas recordaçoes com vendedores. Infelizmente a maioria é tudo mentiroso parece patológico rs. Principalmente com carros e imóveis.. Tem que ter muito cuidado.

Sei que tem excessoes como tudo na vida.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Saoshyant
Rabi
**
Mensagens: 376
Tópicos: 9
Curtido: 8 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 5
Registrado: Jul 2014
#8
30-10-2016, 02:04 PM
(28-10-2016, 02:27 AM)canislupus Escreveu: Nao tenho boas recordaçoes com vendedores. Infelizmente a maioria é tudo mentiroso parece patológico rs. Principalmente com carros e imóveis.. Tem que ter muito cuidado.

Sei que tem excessoes como tudo na vida.

Se não me engano vendedor é a quarta profissão que mais atrai psicopatas de acordo com uma publicação Britânica. Eis o link de uma das matérias sobre a tal pesquisa: http://epocanegocios.globo.com/Informaca...patas.html
“Faze da sabedoria a tua provisão para a viagem desde a juventude até a velhice, pois ela merece mais confiança que todos os outros bens.”
- Bias de Priene
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Saoshyant
Rabi
**
Mensagens: 376
Tópicos: 9
Curtido: 8 vezes em 7 posts
Posts que curtiu: 5
Registrado: Jul 2014
#9
30-10-2016, 02:05 PM
(27-10-2016, 07:33 PM)Baralho Escreveu: Tópico bem útil em tempos de emprego escasso e recessão; o segundo conselho, de saber ouvir, é essencial em vendas, além de outras dicas importantes.

Sim. Fora que tem que ter colhões para dar a cara a tapa nesse tipo de negócio.
“Faze da sabedoria a tua provisão para a viagem desde a juventude até a velhice, pois ela merece mais confiança que todos os outros bens.”
- Bias de Priene
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Bean
Veterano
***
Mensagens: 724
Tópicos: 3
Curtido: 25 vezes em 15 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#10
30-10-2016, 03:02 PM
Nada como uma vendedora bonita dizendo que as milhas escolhas são as melhores...

Melhor ainda quando ela diz que outra coisa ficaria melhor para mim... e vai com disposição buscar.

Por isso eu gosto de comprar pela internet.
[+]
  •
Procurar
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Aprendizado] Aprenda qualquer coisa por R$20 Wild 12 1,694 19-11-2018, 09:36 PM
Última Mensagem: Baralho
  [OFF] SCARFACE – 7 FRASES PARA VOCÊ REPENSAR Harvelot 1 626 08-06-2017, 03:57 PM
Última Mensagem: Bonaparte
  Essa é para você que acabou de entrar no mercado de trabalho! Saitou Hajime 9 4,791 10-09-2016, 02:22 PM
Última Mensagem: Búfalo
  Guarde seus objetivos para você! Henry Volk 6 2,458 21-08-2016, 05:49 PM
Última Mensagem: Young Meyer Lansky
  Alguns motivos para você não fazer faculdade CR7 33 14,992 17-06-2016, 09:39 PM
Última Mensagem: CR7

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo