• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Material Entrevista com Olavo de Carvalho
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Entrevista com Olavo de Carvalho
Ausente Marcílio
Veterano
Tópicos: 11
Curtido: 46 vezes em 38 posts
Posts que curtiu: 56
11-01-2019, 10:18 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-01-2019, 11:12 PM por Marcílio.)
(11-01-2019, 12:08 AM)Loki Escreveu:
(09-01-2019, 11:54 PM)Marcílio Escreveu: Uma coisa interessante sobre o Olavo é que nesses últimos anos praticamente todos os alunos dele ascenderam socialmente e intelectualmente. Tanto na política, cinema, literatura, crítica literária, educação, história, estudo de línguas, etc, quem realmente sobre aproveitar os ensinamentos dele, se deu bem.

Inclusive até uma das nossas conhecidas daqui, a professorinha, teve um crescimento substancial durante esses últimos anos.

Pergunta que não quer calar: virar olavete virou um bom negócio?

De onde você tirou uma coisa dessas?  Z=

Ser famosinho de internet não paga as contas.

Muito simples. Acompanho vários alunos do Olavo, em especial os mais destacados, além de fazer parte de um grupo de estudos no facebook (melhor comunidade que eu já vi do Facebook). 

Praticamente todos o que eu vi tiveram ascensão social. Pega aí o Filipe G. Martins, por exemplo. Mlk uns 4 anos atrás fazia uns comentários meia-boca na página do Olavo e de repente, é um dos melhores cientista político do país.

Um dia desses eu encontrei um parceiro das antigas do Shâmtia Ayômide, e nós tavamos comentando sobre a ascensão do Flavio Morgenstein. Outro que fazia comentário meio boca no facebook, e me lembro até de ver ele comentando no Papo Mangina. (Link). Esse é outro cara que arrebenta no cenário nacional.

Eu nem vou relatar aqui uns casos de ex-participantes de antiga comunidade do N.A que viraram alunos do Olavo e viraram referência nacional nas matérias que atuam.

Só não enxerga quem não quem ver.

Se tu acha que Olavo é só esses comentários políticos recortados feitos por seguidores (e não alunos reais), então tá explicado porque tu acha que as olavetes vivem numa matrix.  

[+] 2 usuários curtiram o post de Marcílio:2 usuários curtiram o post de Marcílio
  • Bruno Padilha, Machado de Assis
Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
Tópicos: 2
Curtido: 362 vezes em 215 posts
Posts que curtiu: 335
11-01-2019, 10:29 PM
Ora porra, uma das primárias lições que o Mestre Olavo ensina é praticar a HUMILDADE.
"Eu penso que estou errado até segunda ordem".
Isso aí que o loki postou pode até ser verdade e eu concordo inteiramente sobre ALGUNS palpiteiros de internet que se acham famosinhos e ficam atrás de likes. Mas esses não me representam, nem representam o Olavo de Carvalho.
Até porque, como o próprio Olavo disse, ele não tem "ideologia" nenhuma.
Os verdadeiros estudantes que devem gratidão ao Professor Olavo devem porque ele age como um bom professor e ensinou muita coisa, inclusive referenciado e indicando referências de diversos autores de diversas épocas e lugares.
Não se trata de uma panelinha virtual e sim de um catalisador de conhecimentos.
Criticar o Olavo por causa de alguns paneleiros arrogantes e manginas que ficam praticando o contrário do que o próprio Olavo ensina seria como criticar toda a história de Harvard, todos os trabalhos já produzidos por lá e pessoas que se formaram e seus trabalhos posteriores com base em algum grupinho estilo dce de maconheiros do primeiro semestre.
Quem critica o trabalho do Olavo geralmente usa até predicados interessantes, mas ataca sujeitos errados, criando uma síntese confusa.
Claro que nem preciso mencionar de novo a separação entre o TRABALHO do Olavo, que é o que me refiro, como um catalisador de conhecimentos, em relação a suposta "pessoa" do Olavo, que é outra coisa como o próprio Olavo ensina também e sobre esse ninguém tem nada a ver e é evidente que haveria muitas divergências como entre quaisquer outras das bilhões de pessoas.
[+] 3 usuários curtiram o post de Bruno Padilha:3 usuários curtiram o post de Bruno Padilha
  • Machado de Assis, Marcílio, Wild
Procurar
Responder
Ausente Young Meyer Lansky
Married to the mula
Tópicos: 0
Curtido: 28 vezes em 22 posts
Posts que curtiu: 26
11-01-2019, 11:24 PM
Olavo fala em praticar humildade, mas na pratica ele não é tão humilde assim.
Tem um moleque que gravou um vídeo refutando os argumentos dele, o vídeo se chama ''pq não sou uma olavete''
Ele ficou dando um piti todo histérico no facebook pq os argumentos do garoto eram plausíveis e cirúrgicos.
Eu não sou esquerdista, votei no bolsonaro no primeiro e no segundo turno, mas eu acho muito paia a forma como as pessoas endeusam o Olavo como se ele fosse uma divindade.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
11-01-2019, 11:34 PM
ORA PORRA, EU ACABEI DE POSTAR

NÃO ME IMPROTA A PESSOA DO OLAVO

E SIM O CATALISADOR DE CONHECIMENTOS QUE O TRABALHO DELE É

OU TODOS OS AUTORES QUE ELE JÁ RECOMENDOU E QUE ELE LEU E ABSORVEU ESTÃO ERRADOS TAMBÉM?

QUEM FICA SÓ ATACANDO A PESSOA DO OLAVO E FALANDO COMO PANELINHA DE MENTILHARELES SÃO OS ANTI-OLAVO
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Young Meyer Lansky
Married to the mula
Tópicos: 0
Curtido: 28 vezes em 22 posts
Posts que curtiu: 26
11-01-2019, 11:46 PM
Eu não fico depreciando a imagem do Olavo. Não perco meu tempo com coisas infrutíferas.
Essa é a primeira vez que falo algo sobre ele aqui, pessoalmente eu acho que ele contribuiu bastante e foi um dos mentores por trás dessa ''nova direita ''.
Nosso país era permeado por esquerdistas, as pessoas foram ter noção sobre a direita por causa do Olavo.
É inegável a importância do Olavo no cenário politico brasileiro, mas os seguidores fanáticos dele são piegas e chatos.
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Bruno Padilha
Veterano
12-01-2019, 12:19 AM
(...) os DETRATORES fanáticos dele são piegas e chatos.

Isso sim!

Que incoerência.
"ain não perco meu tempo com coisas infrutíferas" (...) "ele contribuiu bastante" UE

Não se trata de mente de panelinha ,de ain gosto dele, não gosto.
Se alguém faz isso, de um lado ou de outro, sempre estará errado, seja com quem for.

Eu posso não gostar da pessoa do Neymar, mas é inegável que ele é um dos grandes jogadores do futebol brasileiro atual. Se eu fosse torcedor do PSG, Barcelona ou Santos, teria torcido por ele muito mais ainda. O que me importaria seria ver ele fazendo gols e o que seria importante e ficaria para mim seriam os títulos conquistados pelo time que ele estava!

O Olavo foi um grande catalisador de conhecimentos e é essa FUNÇÃO que eu defendo muito, sempre serei grato e procuro disseminar. Muita gente que já ouviu ou leu palavras minhas já absorveu uma parte do conhecimento induzido pelo Olavo de Carvalho, mesmo sem jamais ter ouvido falar dele ou tampouco fazer parte de alguma panelinha virtual que faça justamente o contrário do que ele preconiza. Da mesma forma, inúmeros autores e anônimos de diversas épocas e regiões que já desenvolveram formas de pensar que o Olavo organizou para contextualizar nos últimos anos, aprendendo e ensinando continuamente.

Daí vem gente com uma mente pequena, menor que o meu pau, pra ficar faland o"hur dur gosto, não gosto, sou nti-isso ou aquilo, ain quem gosta é feio, chato e bobo", reduzindo o debate a uma guerrinha de fandons e que parte de princípios já equivocados. Parece a velha imprensa pegando trechos fora de contexto de algo que o Bolsonaro fala e perguntando "ain por que o senhor é homofóbico?", tomar no cu com essa completa inversão ou subversão proposital ou não dos "anti-olavo". Note que ninguém se diz "pró-Olavo" e sim somente perde um tempão primeiro DESMENTINDO e DESMASCARANDO as contradições, incoerências e premissas equivocadas dos acusadores, para depois então debater sobre o TRABALHO e a FUNÇÃO que o ser exerce, não debater se simplesmente ain gosto dele ou não, sou da panelinha dos que gostam ou da panelinha dos que não gostam.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Spectro
PUA da real.
Tópicos: 88
Curtido: 1,014 vezes em 573 posts
Posts que curtiu: 195
12-01-2019, 12:29 AM
Eu não gosto...
Se ele é importante não sei...
Votei no bolsonaro pq eu achei que ia ser legal...
To nem aí pro resto quero meu charuto cubano com meu Cointreau. Meu salário em dia e meu revólver mais nadaaaa.

Acho ele um chato, não tenho paciência com os vídeos dele, aliás não assisto vídeo de ninguém só assisto vídeos da Daniele noce pq curto fazer uns bolos às vezes, assisto também vídeos do Leon e da Nilce pq acho eles um casal adorável.

O resto pra mim que se foda no meio de um canavial de rola, Olavo, Nando Moura, Cauê Moura, aquele vesgo corno que esqueci o nome, um povaréu pau no cu da desgraça que não tenho paciência.

Vão tomar no cu to puto, to aqui acordado a 1h da manhã trabalhando igual puta.
[+] 1 usuário curtiu o post de Spectro:1 usuário curtiu o post de Spectro
  • Smith
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
12-01-2019, 02:58 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-01-2019, 03:00 AM por Marcílio.)
Olavo é pra poucos. A idiotice dele foi ter perdido tempo com problemas do Brasil, ao inves de ter focado mais nos trabalhos filosóficos mais densos.

No começo do video abaixo, ele faz a separação dos livros que ele gostaria de ter escrito, e dos livros que ele mais escreveu olhando para merda chamada Brasil. Chega ser triste um talento desses ser chafurdado na lama que é o Brasil, mas foi o que ele escolheu.

E só pra título de recordação, o velho foi obrigado a dar um racionalidade e dar freadas em ídolos de palpiteiros de direita, como a Sheherezade, contra o Bolsonaro. Quem acompanhou na época, sabe que funcionou, e depois ela ficou quieta. Mas o barulho da adesão dela ao #elenão foi grande, mas muito da neutralização dos efeitos deletérios da campanha feito por alguns famosinhos de direita se deve ao Olavo e sua turma.

Agora voltando, chega ser totalmente descabido essa acusação do @Young Meyer Lansky  de que os seguidores do Olavo são piegas e chatos, quando na verdade, quem deu dose de racionalidade e estratégia de ações na política foi justamente o Olavo. O próprio Bolsonaro reconhece isso, aproveitou as análises políticas de um dos melhores alunos do Olavo (Filipe Martins), e ainda por acima, indicou dois ministros e vários alunos.

Aqui não é questão de torcida, mas de análise pura e simples dos fatos. Quem foi o melhor que compreendeu o que se tava passando em junho de 2013? Quem foi já em 2012, nas campanhas de eleição de SP entre José Serra x Haddad, o Olavo já aconselhava que o primeiro conservador que assumir esse título frente aos eleitores brasileiros, será vitorioso? Quem foi que quebrou a hegemonia da esquerda na esfera cultural praticamente sozinho? Quem foi que colocou em circulação ínumeros pensadores e intelectuais no cenário brasileiro, praticamente sumidos e boicotados pela mainstream acadêmica e midiática? 

Mas voltou a dizer, a genialidade do Olavo foi prejudicada por ele ter se chafurdado na lama analisando os problemas do Brasil.
[+] 1 usuário curtiu o post de Marcílio:1 usuário curtiu o post de Marcílio
  • Bruno Padilha
Procurar
Responder
Offline Baralho
o jogo é jogado!
Tópicos: 4
Curtido: 228 vezes em 160 posts
Posts que curtiu: 247
12-01-2019, 07:00 PM
Os melhores escritos do OC na web foram na época do {extinto} Mídia sem Máscara, ali onde debulhava com fontes, temas até então desconhecidos no debate político não só na grande mídia mas na internet também.

Por exemplo, Foro de SP, Granmscismo e Escola de Frankfurt foram alguns desses temas, e que depois se mostrou como influenciavam a política em países latino-americanos, especialmente o Brasil.

Edit: Só repetindo, pois já tinha postado isso em outro tpc sobre política, o OC deve ser ignorado em outros campos como astrologia, física, o negócio do velho é filosofia e política, é disso que o coroa entende, e ponto final.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Loki
Kneel before me!!!
Tópicos: 18
Curtido: 81 vezes em 51 posts
Posts que curtiu: 3
12-01-2019, 09:27 PM
(11-01-2019, 10:18 PM)Marcílio Escreveu:
(11-01-2019, 12:08 AM)Loki Escreveu: De onde você tirou uma coisa dessas?  Z=

Ser famosinho de internet não paga as contas.

Muito simples. Acompanho vários alunos do Olavo, em especial os mais destacados, além de fazer parte de um grupo de estudos no facebook (melhor comunidade que eu já vi do Facebook). 

Praticamente todos o que eu vi tiveram ascensão social. Pega aí o Filipe G. Martins, por exemplo. Mlk uns 4 anos atrás fazia uns comentários meia-boca na página do Olavo e de repente, é um dos melhores cientista político do país.

Um dia desses eu encontrei um parceiro das antigas do Shâmtia Ayômide, e nós tavamos comentando sobre a ascensão do Flavio Morgenstein. Outro que fazia comentário meio boca no facebook, e me lembro até de ver ele comentando no Papo Mangina. (Link). Esse é outro cara que arrebenta no cenário nacional.

Eu nem vou relatar aqui uns casos de ex-participantes de antiga comunidade do N.A que viraram alunos do Olavo e viraram referência nacional nas matérias que atuam.

Só não enxerga quem não quem ver.

Se tu acha que Olavo é só esses comentários políticos recortados feitos por seguidores (e não alunos reais), então tá explicado porque tu acha que as olavetes vivem numa matrix.  

Só digo uma coisa: 

Exceções não invalidam uma regra, muito pelo contrário: a confirmam.

Óbvio que nem todo aluno do olavo é cabaço, e vários deles ser bem sucedidos na vida.

Só não vejo essa correlação entre ser aluno do olavo e ter sucesso.

Pra mim, esses seriam bem sucedidos de qualquer forma, apenas fariam outra coisa.

Agora aqui na real, essa correlação é mais do que evidente.

Fora que deve ter uma porrada de aluno do olavo que chegou lá por meio da real (já ouvi várias vezes que o felipe moura brasil frequentava as comunidades da real no orkut), então nesse caso eu credito seu desenvolvimento pessoal à real, não ao velho astrólogo que de burro não tem nada.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline mente
Subindo a pirâmide
Curtido: 49 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 11
13-01-2019, 07:51 AM
O que o Olavo têm feito nos últimos 10 anos é o que Pascal Bernardin constata em Maquiavel Pedagogo, pra que se mude uma nação é necessário primeiro que se forme uma elite intelectual. Foi isso que ele fez. Basta entrar na Amazon pra ver que os livros mais vendidos são de alunos do Olavo.

E não Loki, os caras não seriam tão bem sucedidos na vida sem o Olavo, seriam apenas uns jornalistas meia boca, uns analistas meia boca, uns escritores de auto ajuda meia boca. Nenhuma faculdade do Brasil proporciona a formação intelectual que o Olavo proporcionou e ainda proporciona pros seus alunos. O que fez esses caras estarem anos luz dos profissionais com formação convencional.
[+] 1 usuário curtiu o post de mente:1 usuário curtiu o post de mente
  • Bruno Padilha
Procurar
Responder
Offline Loki
Kneel before me!!!
13-01-2019, 01:05 PM
Dps desse comentário do mente vou me recolher a minha insignificância, criar um projeto de lei pra tornar a data de aniversário do olavo feriado nacional, converter-me ao olavismo cultural, e criar uma petição pública para o Papa canonizá-lo em vida.

O homem pode tudo, meodeuzo! É por bem dizer, um Chapolim Colorado.  mesa haha
[+] 1 usuário curtiu o post de Loki:1 usuário curtiu o post de Loki
  • Young Meyer Lansky
Procurar
Responder
Offline mente
Subindo a pirâmide
Curtido: 49 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 11
13-01-2019, 01:59 PM
Queria entender a birra que esses caras têm com o cara que praticamente nos salvou de virar uma Venezuela.
[+] 1 usuário curtiu o post de mente:1 usuário curtiu o post de mente
  • Bruno Padilha
Procurar
Responder
Offline Loki
Kneel before me!!!
13-01-2019, 04:29 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-01-2019, 04:29 PM por Loki.)
Na verdade, falando apenas por mim, nem tenho tanta birra assim com o velho.

O que não suporto mesmo é o fanatismo dos olavetes em torno da figura dele.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Dartagnan
Veterano
Tópicos: 12
Curtido: 115 vezes em 88 posts
Posts que curtiu: 123
13-01-2019, 04:43 PM
Pra mim, a melhor parte do Olavo é dizer as coisas que tenho por óbvias, mas precisam ser ditas de um jeito de um pai a moda antiga, como ele faz (até com os palavrões) e as indicações de leitura dele. Literatura conservadora só agora vem tomando rumo no Brasil.....mesmo livros clássicos, como o do Lewis Carrol ou Schopenhauer, eram bem menos conhecidos do público geral.

Não endeuso o cara também. Aproveito o que ele tem de bom e só. Como faço com vários outros.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Fernando_R1
Stonewall Jackson
**
Tópicos: 3
Curtido: 136 vezes em 97 posts
Posts que curtiu: 158
13-01-2019, 06:49 PM
@Mente ... pelo contrário, o que mais discordo do Olavo é a formação desta "elite intelectual"
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline consigliere
Veterano
Tópicos: 1
Curtido: 166 vezes em 113 posts
Posts que curtiu: 344
13-01-2019, 07:50 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-01-2019, 07:55 PM por consigliere.)
Olavão é o cara e concordo com os demais confrades que o defendem nesse tópico.

Acabei de assistir, a quem interessar: 

Ninguém está imune à crítica. Até o próprio Olavo, mas não dá pra reduzi-lo a mero astrólogo.
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
13-01-2019, 10:20 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-01-2019, 10:22 PM por Marcílio.)
(12-01-2019, 09:27 PM)Loki Escreveu: Só digo uma coisa: 

Óbvio que nem todo aluno do olavo é cabaço, e vários deles ser bem sucedidos na vida.

Pra mim, esses seriam bem sucedidos de qualquer forma, apenas fariam outra coisa.

Fora que deve ter uma porrada de aluno do olavo que chegou lá por meio da real (já ouvi várias vezes que o felipe moura brasil frequentava as comunidades da real no orkut), então nesse caso eu credito seu desenvolvimento pessoal à real, não ao velho astrólogo que de burro não tem nada.

Tua principal dificuldade em entender o que digo é que não consegue estabelecer a diferença entre seguidores e alunos do Olavo. Seguidores são esses que assiste meia duzia de videos recortados do Olavo no youtube e seguem ele no facebook esporadicamente. Os alunos são os que realmente estudam o Olavo em seus cursos, livros, artigos, lêem as indicações bibliográficas dele, buscam aprimorar seu horizonte de consciência, além da sua auto percepção biográfica e vocação. 

Os que realmente são alunos, praticamente todos progrediram (o que é não é uma correlação necessária avaliar o sucesso da proposta de ensino do Olavo com o progresso material dos alunos, mas sim o quantos estes despertam para o mundo do conhecimento e estão em sintonia com sua vocação pessoal. Mas pra nós, que estamos de fora, uma boa forma de avaliar e ver o progresso desses alunos é o progresso material e a produção intelectual deles). 

Já seus seguidores, aí é uma informação que nem eu mesmo posso ter, porque são milhões de pessoas. Não tem como eu medir isso.

E sobre essa questão endeusar ele ou não, a melhor noção de sistema de ensino que o Olavo faz foi feito por um não brasileiro, um filósofo romeno debatendo a respeito do Olavo, comparando com Aleksandr Dugin na questão de ensino institucionalizado x filosofia privada.   

Show ContentSpoiler:
[+] 1 usuário curtiu o post de Marcílio:1 usuário curtiu o post de Marcílio
  • Bruno Padilha
Procurar
Responder
Offline Loki
Kneel before me!!!
14-01-2019, 12:08 AM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-01-2019, 12:09 AM por Loki.)
(13-01-2019, 10:20 PM)Marcílio Escreveu:
(12-01-2019, 09:27 PM)Loki Escreveu: Só digo uma coisa: 

Tua principal dificuldade em entender o que digo é que não consegue estabelecer a diferença entre seguidores e alunos do Olavo. Seguidores são esses que assiste meia duzia de videos recortados do Olavo no youtube e seguem ele no facebook esporadicamente. Os alunos são os que realmente estudam o Olavo em seus cursos, livros, artigos, lêem as indicações bibliográficas dele, buscam aprimorar seu horizonte de consciência, além da sua auto percepção biográfica e vocação. 

Os que realmente são alunos, praticamente todos progrediram (o que é não é uma correlação necessária avaliar o sucesso da proposta de ensino do Olavo com o progresso material dos alunos, mas sim o quantos estes despertam para o mundo do conhecimento e estão em sintonia com sua vocação pessoal. Mas pra nós, que estamos de fora, uma boa forma de avaliar e ver o progresso desses alunos é o progresso material e a produção intelectual deles). 

Já seus seguidores, aí é uma informação que nem eu mesmo posso ter, porque são milhões de pessoas. Não tem como eu medir isso.

E sobre essa questão endeusar ele ou não, a melhor noção de sistema de ensino que o Olavo faz foi feito por um não brasileiro, um filósofo romeno debatendo a respeito do Olavo, comparando com Aleksandr Dugin na questão de ensino institucionalizado x filosofia privada.   

Show ContentSpoiler:

1.º negrito: Sério que eu sou burro assim pra não saber a diferença entre quem acompanha alguns posts de facebook com aqueles que fazem os cursos do astrólogo?  Quão tapado eu sou?  yaoming

2.º negrito: segundo o perfil do velho, ele tem 550 mil seguidores, incluindo os alunos. Depois quando eu falo na megalomania desse pessoal, dizem que é birra minha.  Sorrir e Acenar
[+]
  •
Procurar
Responder
Ausente Marcílio
Veterano
14-01-2019, 03:37 AM
Tudo bem, Loki. Não estou afim de polemizar à toa, ainda mais quem não acompanha nada como tu deixas transparecer.
[+]
  •
Procurar
Responder
Páginas (3): « Anterior 1 2 3 Seguinte »

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota - Olavo de Carvalho WildHorse 74 44,140 22-01-2019, 01:07 PM
Última Mensagem: Wild
  Olavo de Carvalho - O minimo que você precisa saber para não ser um idiota M. Mentzer 1 2,345 15-11-2013, 10:45 PM
Última Mensagem: John Romano
  Olavo de carvalho Solomon 0 1,810 24-09-2013, 10:27 PM
Última Mensagem: Solomon

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo