• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Materiais Realistas Sobre desapego, texto MUITO bom! Vale a pena dar uma lida.
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Sobre desapego, texto MUITO bom! Vale a pena dar uma lida.
Offline Mishkin
doubleplusgood
**
Tópicos: 6
Curtido: 0 vezes em 0 posts
Posts que curtiu: 0
15-11-2013, 11:47 AM
(15-11-2013, 10:00 AM)Sedsage Escreveu:
(14-11-2013, 02:06 PM)John Romano Escreveu:
(13-11-2013, 11:37 AM)Sedsage Escreveu: Procurem no Youtube um vídeo do Olavão chamado "perder as ilusões dessa vida". Uma aula de desapego.

Achei o vídeo e gostei muito (mesmo sem acreditar na parte religiosa). É esse aqui:

Sim, da pra abstrair a parte religiosa. Nesse caso especifico, ele poe a alma imortal como referencia, mas voce pode substituir isso. Podemos colocar nos mesmos como o referencial, o sentido da nossa vida, o que buscamos, independente da miseria desse mundinho de aparencias. E como ele diz: temos que sair daqui melhores do que quando chegamos.
Ou como voce disse certa vez: a real e sobre o homem. Como torna-lo cada vez melhor.
Desculpe a falta de acentuacao.

Pra mim ficou incoerente o que ele disse: não devemos ter apego "carnais", como mulheres, dinheiro e status, ou seja, o tipo de coisa que naturalmente nos fazem inflar o ego e nos sentir bem, em prol de um apego espiritual/religioso, "algo maior do que nós".

No entanto, o que se defende aqui é que haja na verdade um equilíbrio, válido em qualquer campo de nossas vidas.

Particularizando, não sigo nenhuma religião e não tenho a disposição de seguir nenhum conjunto de dogmas ou crenças. Não poderei então atingir o desapego proposto por Olavo.

Eu tenho é claro, objetivos a conquistar, que são bastante mesquinhos uma vez que envolvem apenas a minha pessoa e resultam apenas no meu crescimento. Se eu atingi-los, terei provavelmente, como consequência, bens materiais, status, e com isso, mulheres.

Não faço nada planejado pensando nos outros (exceto talvez, em função dos familiares), entretanto enquanto estou trilhando este caminho (ou seja, até o dia de minha morte), forneço uma ajuda quando julgo necessário a quem encontro pelo frente. Somente é claro quando essa ajuda não me impede e nem atrasa o alcance de minhas metas. Considero isso o equilíbrio citado anteriormente.

Portanto, sempre coloco os interesses pessoais em favor dos interesses alheios, o que, na falta de religiosidade de minha parte, seria o único "bem maior" no qual posso trabalhar.

Isso já vinha me incomodando faz algum tempo e esse vídeo do Olavo fortaleceu a dúvida que tenho nesses aspecto. Alguém pode oferecer um contraponto nesse assunto?
[+]
  •
Procurar
Responder

Mensagem neste Tópico
Sobre desapego, texto MUITO bom! Vale a pena dar uma lida. - por ÁguiaBranca - 13-11-2013, 01:13 AM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  A Real sobre Nessahan Alita e o Desapego Wild 16 1,792 09-06-2020, 09:20 PM
Última Mensagem: Wild

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo