11-10-2013, 11:15 AM
(11-10-2013, 09:19 AM)John Romano Escreveu: Porra Gekkinho, não dá pra chamar de sertanejo legítimo o sujeito que nunca escovou os dentes com Juá! É bao dimais o bagulho!
Não sou sertanejo. Vá estudar Geografia do RN.

(11-10-2013, 09:40 AM)Free Bird Escreveu: Como eu não moro sozinho ainda, não sei se vale a pena os geradores, mas o investimento é menor do que imaginei, estava pensando em 5k pra cima.
A longo prazo, os geradores se pagam.
Mas é necessário saber a vida útil deles, o custo de manutenção e tal pra saber se compensa.
Agora se depender do solzão que tá fazendo por aqui, cada dia vai gerar energia suficiente pra noite toda com chuveiro elétrico no máximo rsrsrs.
Os painéis fotovoltaicos duram uma semi-eternidade. Sua vida útil é realmente muito longa. E a geração de energia elétrica solar aqui no nordeste tem muito potencial devido à enorme incidência de raios. Teve um verão desses que aqui no RN a incidência de raios chegou a ficar acima do último grau da escala do aparelho que mede. Porém...
...o grande problema é o armazenamento dessa energia, pois essa incidência é inconstante e à noite não existe. Até onde pesquisei, nenhum sistema residencial de energia solar comporta o uso de dispositivos que consomem muita energia, tais como secadores, ferro de passar, chuveiro elétrico, micro-ondas, etc. Porém, como nenhum desses aparelhos é essencial à vida, o sistema que pesquisei já me abastece com um relativo conforto em caso de SHTF. Imagine o mundo inteiro de pernas pro ar, um caos generalizado, as pessoas brigando por comida e você lá no seu refúgio com geladeira, luz elétrica, celular, notebook...