11-10-2013, 07:59 AM
(10-10-2013, 03:14 PM)Free Bird Escreveu: Posta no tópico de bushcraft, fiquei curioso.
Hoje em dia o casal acima gasta R$ 14,00, mas o investimento para pagar os painéis solares? Ai complica né.
Vou ficar no aguardo, pois o gasto com geladeira chega a ser 30% da conta de algumas casas.
Eu já encontrei lojas que vendem painéis solares que produzem 40kwh/mês e que custavam cerca de 2k o kit completo, exceto a bateria para utilização noturna. Acrescente aí umas 500 dilmas para a bateria. Eu fiz uma experiência em um mês recente de economia extrema de eletricidade. Utilizei apenas o que teria utilizado em caso de SHTF: geladeira, lâmpadas econômicas, celular e notebook. Meu consumo total foi de 35 Kwh durante todo o mês. O segredo é pegar uma geladeira pequena e econômica, lâmpadas econômicas e usar notebook ao invés de computador. Ou seja, é perfeitamente viável produzir a própria eletricidade com um investimento baixo, porém você precisa limitar o consumo e morar em um lugar que dispense o chuveiro elétrico. Some-se a isso o fato de que você pode utilizar outras fontes complementares de energia, como aerogeradores, por exemplo.
(10-10-2013, 03:29 PM)Homem Sem Medo Escreveu: Sei não, 14,00 só por mês acho que não fecha a conta, nem índio no Brasil vive gastando só isso. E os itens de higiene, sabonete pasta de dente, papel higiênico, roupas, calçados, feijão, arroz. Nunca dá pra se produzir tudo que se consome.
Produzir os alimentos é perfeitamente possível. Se não der para produzir arroz (precisa de terras alagadas, tipo vazante) você substitui com outra coisa, de preferência algum farináceo.
Roupas, calçados e papel higiênico não são perecíveis e você pode estocar para 5 anos ou mais.
Itens de higiene realmente complica um pouco e esse está sendo um ponto ao qual estou dando atenção, mas ainda tenho que pesquisar mais. Recentemente fiz uma viagem até o município de Baía da Traição, no estado vizinho da Paraíba, que é o lugar mais próximo daqui onde há índios. Queria pesquisar o modo de vida deles, mas me decepcionei porque eles eram totalmente ocidentalizados. Apenas usavam o fato de serem descendentes de índio para lucrar com programas do governo e venda de artesanato.
Porém, há alternativas. O prazo de validade do creme dental e do sabonete é relativamente longo. Descobri também que existe uma árvore, o juazeiro, cujas raspas da casca foram usadas por muito tempo para escovar os dentes. Pelo que descobri até agora, funcionava bem, até porque segundo os dentistas o mais importante é escovar os dentes corretamente. O creme dental entra mais como um lubrificante nesse processo.
Quando tiver mais novidades sobre isso, postarei aqui. Porém tenham em mente uma coisa: ser sobrevivencialista não significa voltar ao Paleolítico. Significa adquirir condições de passar longos períodos sem depender do sistema. Se eu adquirir 5 anos de autonomia para viver out of grid já será um ótimo começo.