06-12-2011, 09:28 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-12-2011, 09:31 PM por Gekko.)
(06-12-2011, 08:56 PM)Mandrake link Escreveu: Gekko, Mateus, seria interessantes os senhores postarem um F.A.Q sobre BushCraft.
Um tutorial básico sobre essa tecnica. Para quem não conhece, ter alguma informação a respeito.
O que os senhores acham?!
É realmente uma boa idéia, mas como o tema geral é muito extenso, podemos colocar em postagens separadas sobre assuntos específicos. A sobrevivência tem 6 prioridades:
1) Abrigo
2) Fogo
3) Água
4) Alimento
5) Navegação
6) Sinalização
A ordem pode variar um pouco de acordo com a situação, mas no geral é essa a sequência que deve ser observada. O que define essas pioridades é uma regrinha muito conhecida por quem pratica essas ténicas: a regra de 3 (não é aquela que aprendemos no ensino fundamental). Segundo essa regra, o ser humano aguenta até 3 minutos sem respirar, 3 horas exposto às intempéries (frio ou calor extremos), 3 dias sem água e 3 semanas sem comida. Como o Brasil é um país tropical e na maioria das regiões e na maior parte do ano não estamos sujeitos a grandes variações de temperatura, dependendo de onde estivermos pode ser aconselhável deixar o abrigo para depois e priorizar a água. Mas é importante saber que a maioria das pessoas que se perdem em ambientes hostis morre na primeira noite, normalmente vítima de hipotermia, justamente por ficar tentando achar o caminho de volta, procurando comida e água e esquecendo de construir um abrigo e acender uma fogueira, sendo que esta terá várias utilidades: espantar insetos, esterilizar a água, cozinhar alimentos e nos aquecer.
Como cada um desses ítens é muito extenso, proponho que façamos uma postagem específica sobre fogo, outra sobre abrigo e assim sucessivamente até cobrirmos as 6 necessidades básicas de sobrevivência. Vou começar a trabalhar nisso e creio que o Mateus topará essa parada também. Assim que tiver um texto elaborado eu posto aqui.
Feito isso, nós podemos passar a falar sobre o bushcraft em si, pois eu acho meio complicado falar sobre bushcraft antes de ter uma boa noção de técnicas de sobrevivência, já que o bushcraft consiste basicamente em técnicas para viver no mato ao invés de sobreviver por alguns dias no mato.