• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Materiais Realistas O destino dos Impérios e a Real
  • 2 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
O destino dos Impérios e a Real
Offline Rider
Geopolítico da Real
Tópicos: 19
Curtido: 6 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
24-02-2013, 07:22 PM
(24-02-2013, 07:02 PM)Peregrino Escreveu:
Citar:2) Era das Conquistas: após adotar os recursos do antigo império (sejam eles tecnologias ou recursos materiais) o novo Império se expande, conquistando mais e mais territórios. Parece não haver limite para suas conquistas e vitórias. Eles próprios se sentem superiores aos outros povos, achando que seu sucesso é algo divino ou inerente a eles. A educação dos jovens é duríssima, disposta a transformar todos os garotos em futuros guerreiros para a nação – ou, como diríamos hoje, forçar todos, se não em espírito, pelo menos em capacidade física, a se tornarem alphas.

3) Era do Comércio: agora o Império já está solidificado. Pouco a pouco, o foco dos mais jovens deixa de ser “honra e glória” para se tornar “ouro e lucro”. Ainda existe muito da antiga energia inicial dos fundadores para proteger o Império de qualquer outro povo que resolva se levantar, mas percebe-se que a educação e os objetivos saíram de “servir à Nação” para “servir o meu bolso”. A iniciativa e empreendedorismo deixam de ser bélicos, e se tornam mercantis.

Esse trecho me lembra Platão falando das cinco formas de governo... ou foi Aristóteles?

A aristocracia, a timocracia, a oligarquia, a democracia e a tirania.

O que eu acho interessante sobre analisar essa parte da teoria platônica é que ela dá margem pra pensar no governo não no conjunto de regras, mas na maneira que os governantes se comportam.

Uma das principais conclusões do autor é que não importa se o Governo é de esquerda, direita, democracia, plutocracia, monarquia etc. Quando ele tem por volta de 250 anos, ele cai de podre e as forças a volta dele podem derrubá-lo.

Cabe a nós, que (ainda) não temos força para atuar diretamente sobre a situação, conviver com ela e tirar o melhor possível dela.
[+]
  •
Procurar
Responder

Mensagem neste Tópico
O destino dos Impérios e a Real - por Rider - 23-02-2013, 01:06 AM

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo