04-12-2012, 04:40 PM
(04-12-2012, 02:30 PM)John Romano Escreveu:(04-12-2012, 01:52 PM)AndrewRyan Escreveu:(24-11-2012, 12:11 AM)John Romano Escreveu: Não entendi a relação entre o que eu disse a e sua resposta...
Porque se você fala tipo: 'eu sou ateu mas APESAR disso reconheço que o padre falou algo certo' passa uma idéia de conflito que não existe na verdade
Porque nesse caso não é uma questão de acreditar ou não na bíblia ao pé da letra mas de reconhecer a importância dos valores cristãos.Dos valores e só
Então, não tem conflito nenhum em ser ateu e reconhecer esses valores.
O que é mais ou menos o meu caso, sendo que eu já sou mais pra agnóstico.
A coisa é bem por aì mesmo. Mas me causa uma certa decepção ao perceber pelo mundo afora tanto reducionismo...
Valores, moral, ética, honra e boa educação sofrem influência sim, mas não são exclusividades da religião.
Não são exclusividade, mas são 90%.
Praticamente todos os valores éticos e morais que temos (ou costumavamos ter) vieram, de uma forma ou de outra (direta ou indiretamente), das religiões.
A religião influenciou até o desenvolvimento do sistema capitalista! (leia a ética protestante e o espírito do capitalismo, de max weber, e verás do q estou falando)