23-10-2011, 11:04 AM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-10-2011, 11:06 AM por Free Bird.)
(21-10-2011, 05:00 PM)hanniballecter link Escreveu: Saudações!
1. Gostaria de saber se os companheiros acreditam em algum deus (ser superior). Em caso positivo, qual a sua religião?
2. Também gostaria de propor um debate sobre a influência que cada um acha que a crença em um ser superior pode influir na vida de um homem, no quesito da masculinidade.
1- Fui criado tradicionalmente católico, mas tive contato com a religião evangélica, espírita e budista. Eu acredito que exista sim, porém, devo admitir que minha fé é pouca, fraca e falha. Eu era um crente bem mais forte até notar a conveniência para o mundo que é a religião. É ela que faz com que não nos matamos a torto e a direito. Ok, na verdade não é a religião em si, e sim o conceito de punição pós-morte e de vida após a morte. Pra mim esse conceito é a base da humanidade, sem ele, já teriamos nos matado a muito tempo. Basta ver o feudalismo, onde as relações servo-senhor feudal existiam sem conflitos por causa da grande pressão da religião, que pregava a idéia de que os servos deviam se contentar com o que tinham, porque Deus assim quis, e caso se rebelassem contra o Senhor feudal, estariam se rebelando contra Deus também. Caso se comportassem, teriam acesso aos tesouros do céu.
Tomando para os dias atuais, dá no mesmo. Por que diabos alguém que vive com pouco dinheiro e passando dificuldade aceita isso? Por que uma pessoa de classe média aceita viver com um padrão de vida médio enquanto uma de classe alta vive esbanjando regalias? Porque essas pessoas tem medo da punição divina, elas têm medo de sofrer mais ainda no pós-morte, por isso, evitam roubar, matar,estuprar e viver apenas pra satisfazer seus desejos como qualquer animal.
Agora vamos imaginar que de repente, da noite pro dia, todo mundo descubra que não existe Deus nenhum e que também não há vida após a morte. O que vocês acham que as pessoas fariam? Iriam ficar acordando cedo pra bater ponto no trabalho? Trabalhando por um salário mínimo de boa? Claro que não! Iriam recorrer a barbarie, roubando, matando e estuprando a vontade, afinal, isso não teria nenhuma consequência, não passariam a eternidade pagando por isso, morreu morreu, cabou, então melhor aproveitar antes de morrer.
Ok, existem ateus e eles decidem não fazer esse tipo de coisa por resoluções morais e tal, então não necessariamente todo mundo ia partir pra barbarie, mas a maioria iria, forçando os outros a se tornarem barbaros também, afinal o que mantem as pessoas "calmas" num sistema onde elas são exploradas, é o medo de pagarem por seus atos no pós-morte. Sem a noção de punição pós-morte não haveria sistema nem sociedade, seria uma anarquia total.
Então eu acredito que exista um ser superior devido a evolução das espécies, que acredito ter sido orientada por ele e não totalmente ao acaso. Agora achar que Deus tá preocupado se fulana terminou com o namorado, se você foi injustiçado no trabalho, bla bla bla, ja é forçar d+. Uma vez li uma frase, não lembro onde, que dizia assim:
"Deus está sentado no céu, rindo de nós, tolos humanos."
E é isso que eu penso mesmo. Deus lá vai se preocupar com problemas triviais de formigas. Deve ter mais o que fazer.
Então eu vivo minha vida de acordo com minha própria justiça, pois se caso exista um tribunal pós morte, prefiro ser condenado por ter feito tudo do jeito que achei correto do que ter vivido minha vida fingindo algo com medo de punição "pos morte".
2- Existem algumas religiões de tribos indigenas cujos Deuses valorizam a masculinidade, incentivando-a, tipo a tribo maori, que inspirou o Haka do rugby. Para a religião dessa tribo a masculinidade é algo sagrado. Eles antes da guerra dançam para aumentar sua moral e coragem e ao mesmo tempo intimidar o adversário. Os garotos maori precisam provar seu valor vencendo desafios na natureza e lutas contra outros garotos. Enfim, é uma tribo que prega a valorização da masculinidade junto com sua religião. Se eu não me engano, o Deus Maori é um homem cabeludo até kkkk.
Video de uma dança maori feita pelos all blacks (time mais famoso de rugby):
All Black's Haka + Translation
Fora isso, a maioria das religiões aceita o papel do homem como chefe de familia, tribo, etc. De forma que o põe no local correto da sociedade.