09-01-2019, 06:38 PM
(09-01-2019, 06:20 PM)Digons Escreveu: Pesquise sobre o ''problema do mal'' na internet. Em um resumo bem resumo mesmo, basicamente esse assunto é dividido em dois fronts: o filosófico e o moral. Filosoficamente, nunca foi dito que ''Se Deus existe, logo, o mal não existe''. O ateu que deseja demonstrar a frase anterior deve provar por epsons e deltas. Ora, na própria Bíblia existem vários exemplos de homens e mulheres más. Mas esse não é o front principal. O front principal é o moral.
Moralmente falando, eu só posso explicar a situação a respeito sobre o cristianismo. E serão explicações BAIXAS, tendo em vista que esse assunto é complexo demais pra apenas dois parágrafos. Basicamente, o argumento moral é dividido em dois. O primeiro é que ''Deus trabalha em formas misteriosas''. Ora, se Deus é justo, perfeito e bondoso, há motivos apenas conhecidos por Ele pelo qual ele permitiria o sofrimento na Terra. Motivos pelos quais podem reverberar apenas em anos, décadas ou até mesmo séculos. Vejam o próprio sofrimento que o Nosso Senhor Jesus Cristo passou no Calvário. Quantas pessoas ali não se perguntaram o porquê de Deus não o ajudar enquanto o próprio Filho sofria na cruz. Hoje, MILÊNIOS DEPOIS, vemos que o Cristianismo é (ainda) a MAIOR religião do mundo inteiro. Isso certamente não foi previsível pra quem tirou o corpo Dele da cruz, pensando que Ele seria somente mais um Messias que seria esquecido na história.
Hoje mesmo, minha namorada está se recuperando do abscesso cerebral. Por muitas vezes eu me senti (e ainda me sinto) magoado com Deus por conta disso. A moça não merecia nada do que passou. Não bebia, não fumava e me respeitava como homem e era muito minha parceira e acontece essa merda. Eu jamais vou achar isso justo e talvez eu nunca ache o motivo pelo qual isso aconteceu enquanto eu ainda estiver vivo. Mas quem sabe, o sofrimento que ela passou pode mudar a vida de algum técnico de enfermagem que cuidou dela ou então pode me mudar. Isso eu talvez nunca saberei. Isso eu escrevo porque apesar de ter essa justificativa, nada vai fazer com que eu aceite o que aconteceu de maneira mais fácil.
A outra parte do argumento moral é a mais simples . Basicamente, Nosso Senhor Jesus Cristo sofreu como ninguém na cruz. Pagou o preço por TODOS os nossos pecados (dor espiritual enorme) e ainda sofreu o que sofreu fisicamente. Apesar de tudo, Ele era um ser humano como nós, o que nos dá a deixa de que nós poderemos aguentar um milionésimo do que Ele passou naquela cruz. E basicamente é isso. Teria como se aprofundar ainda mais nesse assunto, mas tá na hora do meu café e ninguém me paga pra ficar evangelizando ateuzinho de internet. #PAS
@Digons me representa, bela explicação.
Complementando: Pesquise a história de Jó. Deus não vai "dar" fortuna pra ninguém, mas ele promete não deixar o "pão faltar", você receberá o suficiente, de acordo com seus esforços. Cuidado, a ambição, quando direcionada a Deus leva os homens a se corromperem (vide Universal e Valdomiro).