01-11-2018, 07:28 PM
(01-11-2018, 05:23 PM)Tim Laflour Escreveu: Sei que aqui não é o local certo pra isso, mas como a bandeira do Bolsonaro é a do liberalismo econômico, então e vou perguntar aqui mesmo
A gente sempre ouve aquele exemplo que demonstra bem como a concorrência é boa para as pessoas: se uma empresa faz parte de um monopólio e sabe que seus clientes não tem onde comprar produtos se não com ela, então ela não tem motivação para fazer produtos melhores ou baixar preços. Do contrário, com bastante concorrência, ela é forçada a sempre manter um bom nível e preços atrativos, do contrário perderá para os concorrentes. Ok. Perguntas:
Quem é o concorrente da google hoje? Podemos dizer que ninguém, já que 99,9% das pessoas usam o google.com para pesquisar algo na internet. Mesmo assim a google está sempre melhorando seus serviços, e eles continuam sendo grátis. Qualquer concorrente que tente se aproximar, ela logo o compra e mantém seu monopólio. Porque nesse caso a ausência de concorrência não faz com que a Google "relaxe"?
Pergunta 2: a impressão que fica com o liberalismo é que uma empresa pequena e com bons produtos vai aparecer, roubar concorrentes da empresa grande, forçando ela a fazer produtos melhores ou baixar o preço. Mas o que vejo acontecendo é aquele cartel de 3 ou 4 empresas enormes dominando o mercado, e quando alguma empresa pequena aparece, é logo comprada ou não sobrevive tanto tempo a ponto de roubar clientes das grandes.
Pergunta 3: Como fica a concorrência quando temos serviços que simplesmente nao podemos escolher, como água, luz, estradas, saneamento, etc? Na imensa maioria dos casos não temos a opção de escolher por qual estrada seguir viagem, e mesmo que possamos, as estradas são administradas pela mesma empresa normalmente. Ninguém pode escolher de quem receber a energia elétrica, ou pra onde irá nossa merda ao dar a descarga. Como fica o liberalismo nessa caso? Licitações que escolhem "melhor" empresa para estes serviços não me parece algo muito inteligente, pois além de rolar muita propina e esquemas, quem garante que a empresa ganhadora irá prestar o serviço que propôs? Lembrem-se que ela não terá concorrência.
Gostei das suas perguntas, bem interessantes mesmo. Dando a minha opinião aqui:
Pergunta 1: eu digo que tem relação com a cultura da empresa, uma cultura baseada na meritocracia, desenvolvimento e melhoramento contínuo dos seus empregados. Por isso não existe concorrência, a google está sempre evoluindo e mudando, logo não sobra espaço pro resto.
Pergunta 2: Isso realmente acontece, principalmente se você for analisar a Coca-Cola que está sempre comprando empresas novas. Só que na minha opinião essas empresas são aquelas empresas com a cultura fundamentada na meritocracia, ou seja, estão sempre evoluindo, mudando e tomando novas iniciativas, as empresas grandes que "morrem" são aquelas que não mudam, não evoluem etc. Logo o monopólio continua, mas a empresa tem que sempre melhorar o seu produto, buscar mudanças senão vai pra vala.
Pergunta 3: Sou contra a privatização do setor elétrico, de saneamento e de estradas. O estado tem que se responsabilizar por essas áreas, se você largar a área de saneamento na mão de empresas privadas, eles só vão para cidades e locais onde eles sabem que vai ter lucro. Acho um absurdo ter que pagar pedágio, você dentro do seu país não pode usar a única estrada/rodovia que liga uma cidade a outra.
Tudo que eu disse acima é a minha opinião, alguns provavelmente discordam, mas provavelmente tem seus motivos.