19-08-2018, 04:15 PM
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-08-2018, 04:18 PM por Monarca.)
-O jornalista (e comunista) Reinaldo Azevedo já fez uma pergunta para prejudicar o Bolsonaro e colocou o sofista (Ciro Gomes) para comentar. Ambos deram as respostas, mas o Bolsonaro falando pausadamente, enquanto o Ciro Gomes usando da retórica acabou (mesmo o eleitor não entendendo nada do que estavam discutindo) favorecendo o último.
-Bolsonaro também se saiu mal naquele enfrentamento com a Marina. Apesar de os argumentos deles terem sido bons para revelar o que a Marina realmente é, faltou ser mais incisivo. "Uma evangélica defensora do aborto - a morte de inocentes - e a liberação das drogas - que destroem as famílias é, claramente, alguém que luta contra a vida. Quanto às armas, é uma possibilidade do cidadão se defender, defender a sua própria vida e a vida de sua família, contra os assassinos e ladrões. Estamos do lado da defesa da vida." Enfim, o Bolsonaro poderia ter dito isso aí que ainda sobrava tempo no cronômetro e daria menos espaço para a Marina reagir, como reagiu.
-O Jair aparentava estar cansado no último debate. Falando muito pausadamente, dava mais impressão de estar "boiando" nas respostas do que tentando falar com mais clareza. Minha opinião pessoal é de que o Bolsonaro precisa ser o Bolsonaro de antes dos debates, que respondia na lata e mandava a real, falando com autoridade. Ele está muito manso e está perdendo muita oportunidade de colocar qualquer adversário no chinelo.
-Por fim, como eleitor do Jair Bolsonaro, não mudarei o meu voto, e acredito que muitos que já votariam nele, também não vão mudar até as eleições. Mas ele precisa aumentar o seu eleitorado, atrair novos eleitores, e nisso ele está falhando - principalmente nesse segundo debate. É claro que a expressão, a nível nacional, que a Band e a Rede TV possuem são bem pequenas quando comparadas com a da Globo (onde será o último debate), mas ele precisa melhorar. Nestes dois primeiros debates, o Cabo Daciolo e o Boulos, ao meu ver, foram os que atraíram mais eleitores. Devem conseguir no máximo 3% do eleitorado, cada um deles, saindo do 1% ou menos apontado pelas pesquisas. O Daciolo está tirando os votos de um (talvez, pequeno) público que poderia se aliar ao Bolsonaro.
-Só para complementar: essa dinâmica dos debates são horríveis! Só favorecem os candidatos arruaceiros e malucos. Não dá tempo para apresentarem propostas e nem responderem aos demais candidatos com clareza. Por isso, ficam um jogando a "batata quente" para o outro, como foi o caso Jair x Marina: Jair foi com aborto e drogas e Marina respondeu com armamento. Ninguém responde nada, até porque não dá tempo; acabam aproveitando o tempo só para sujar a imagem do(s) outro(s) candidato(s). Até por isso, votarei no Bolsonaro, porque não dá para medir a competência dele em um debate da TV aberta. Muito melhor assistir a entrevista dele ao Nando Moura.