• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo Rússia 2045, A um passo da imortalidade
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Rússia 2045, A um passo da imortalidade
Offline barãozin
Num sei di nada
*****
Mensagens: 7,467
Tópicos: 562
Curtido: 273 vezes em 145 posts
Posts que curtiu: 41
Registrado: Oct 2011
#14
04-07-2012, 08:33 AM
(03-07-2012, 10:47 PM)Navarre Escreveu: Barão, o problema é a dificuldade das pessoas em entenderem o crescimento exponencial.

Supondo que coloquemos uma bactéria em um tubo de ensaio com proteínas. Ele começaria a se multiplicar em projeção geométrica. Primeiro ela se dividiria em duas. Essas duas se dividiriam em quatro. As quatro se dividiriam em dezesseis, 256, 65536...

Suponhamos que a taxa de crescimento das bactérias dentro do tubo de ensaio é de 1.17% por minuto. A cada uma hora, a população de bactérias dobra em número.
Suponhamos que a população de bactérias chegasse a capacidade máxima permitida dentro do tubo de ensaio em 24 horas. Nesse ponto todo o sistema entraria em colápso por falta de proteína no tubo. As bactérias então começariam a morrer e serem devoradas pelas sobreviventes na última luta pela sobrevivência.

Suponhamos que nesse instante limite de 24 horas eu resolva então dividir a solução de bactérias em outro tubo de ensaio idêntico novo em folha com a mesma quantidade de proteínas que o tubo inicial.
Quanto tempo levaria para que as bactérias chegassem novamente ao limite do ambiente onde se encontram?

Resposta: Apenas mais uma hora. Visto que a população de bactérias dobra em número nesse espaço de tempo, esta tomaria todo o outro tubo de assalto em apenas uma hora.

Pois bem...
Somos como as bactérias no tubo de ensaio. Nos multiplicamos em escala geométrica na casa de 1.3% ao ano. O que nos leva a dobrar em número a cada 53 anos (corrigindo minhas afirmativas no post anterior seremos 28 bilhões em cem anos). Como elas, também estamos confinados em um espaço finito com recursos limitados.
Então, acreditar que novas descobertas tecnológicas de último minuto podem salvar a humanidade chega a ser ingênuo.

O problema é q não somos bactérias... O crescimento da população humana não é algo uniforme.

Os países q ainda tem um aumento mt grande populacional são os países mt pobres, afinal lá cada mulher tem uns 8 filhos. Pegue um país ferrado da África mesmo, onde a expectativa de vida é de uns 48 anos e cada mulher tem uns 5, 6 filhos. Pegue outros países menos "ferrados" e a média será parecida. Um monte de filhos por mulher. Enquanto isso países desenvolvidos estão com problemas de decrécimo populacional. Se não me engano todos os países desenvolvidos europeus estão com taxas negativas de crescimento da população nativa. O Japão mesmo tá começando a ficar preocupado com isso pois tal fato pode fazer o país quebrar. Não vai ter gente pra pagar aposentadoria pros velhos. Países nem tão desenvolvidos como o Brasil e a Rússia podem sofrer com este mesmo fenômeno em algumas décadas, dada as estimativas.

A solução disso aí é levar o desenvolvimento a esses povos (e isto consiste em derrubar muitos dos ditadores q comandam tais países) e deixar q a própria população comece a se ajustar. E aí esperar q a média e nascimentos por mulher se ajuste a algo em torno de 2 filhos por mulher em média.

(03-07-2012, 10:47 PM)Navarre Escreveu: Sobre descobrir um novo planeta...
Eu diria que deve levar em torno de 500 a 1000 anos até que sejamos capazes colonizar um planeta. E mesmo assim sendo, não poderíamos transportar mais do que alguns andróides estéreis.

Imagine que o Sol é um grão de areia na ponta do seu dedo. O próximo grão de areia (estrela) se encontra a um kilômetro de distância do seu dedinho.
A luz demora oito minutos para chegar do Sol até a Terra.
Se você pudesse construir uma nave capaz de viajar a velocidade da luz, a velocidade máxima permitida no universo, você levaria apenas oito minutos para chegar até o Sol. Porém, você levaria nessa mesma nave um ano inteiro intermitantemente para chegar até a estrela mais próxima.
Leve em conta que a aceleração até tal velocidade deve ser gradual para que a tripulação não morra esmagado no interior da nave. Leve também em conta que a desaceleração na chegada precisa tomar o mesmo tempo.
Imagine que a gravidade da Terra é uma aceleração de 9.8 m/s^2. Sendo assim, uma nave carregando humanos levaria em torno de 1 ano para atingir confortavelmente a velocidade da luz, e mais um ano para desacelerar.
Só tem mais um detalhe, é fisicamente impossível que um objeto com massa alcance a velocidade da luz a menos que esse objeto produza energia infinita vinda do vácuo, visto que combustível também possue massa e precisa ser transportado.
A melhor solução até agora é uma nave impulsionada por uma Vela Solar. Propulsionada apenas pelos ventos solares, a nave teria uma fonte de energia gratuita podendo chegar a velociadade final perto de até 10% da velocidade da luz. A viagem nessa velocidade constante até a estrela mais próxima então passaria a 10 anos. Porém, temos o problema da aceleração novamente.

Não vou fazer os cálculos absurdos para mostrar a aceleração de uma nave espacial usando tal sistema. A massa da nave deve ser considerada e o ângulo da vela da mesma ao ser lançada em relação ao Sol. Porém devo dizer que a aceleração embora intermitente, deve estar na casa da arrancada de uma tartaruga manca. Levaria quase um século até que a tal nave alcançasse sua velocidade final. E não esqueça da desaceleração.

Não devemos esquecer que o próximo planeta habitável pode não estar na estrela mais próxima, mas sim a dezenas ou centenas de anos luz de distância.
Como poderíamos transportar toda essa gente?
E mais, se mesmo assim pudessemos fazer isso, levaria apenas um século ou dois para que esse novo planeta estivesse na mesma situação da Terra, lotado de gente.

Isto claro, com a tecnologia de hoje. Mas e com a tecnologia de 50, 70 ou 100 anos no futuro?

Lembre-se q em 70 anos do século XX fomos de navios movidos a carvão que demorava semanas pra cruzar continentes a naves espaciais que demoravam alguns dias pra chegar a Lua. Com a tecnologia de hj já é possível viajar por boa parte do sistema solar, só não é feito por causa do custo. Uma pena q aquela missão para Marte provavelmente será cancelada...

Não falo é claro q talvez em 100 anos será desenvolvido algo ultra revolucionário como, sei lá, viagens espaciais usando buracos de minhoca ou alguma nave com a capacidade do Star Trek. Mas como falei, sapo apertado é que pula. A humanidade é capaz de coisas incríveis qdo o bicho pega... Não duvido q com o estímulo certo em poucas décadas, ou anos até, se bolaria algo bem interessante.


(03-07-2012, 10:47 PM)Navarre Escreveu: Em resumo:
As próprias leis da física nos limitam ao nosso meio finito, a Terra. Ou aprendemos a viver em equilíbrio com o nosso ecossistema, ou seremos extintos.
A maior prova de que esse equilíbrio é totalmente necessario para se atingir o próximo passo é que nunca fomos contactados por outra inteligência espacial, e nem nunca encontramos nada com nossas antenas.

Esse enigma do silêncio no espaço se responde de duas formas:
Ou nenhuma outra civilização foi capaz de colonizar a galáxia, visto que bastaria apenas uma única raça com a nossa com capacidade para se espalhar rapidamente em escala geométrica pelas estrelas;
Ou se tal civilização alcançou a capacidade de viajar até as estrelas, esta percebeu que multiplicar-se como uma bactéria pelo cosmos destruindo tudo no caminho não é evoluir com espécie.

Eu acho q não achamos nada por aí ainda pq estamos ou procurando da maneira errada ou pq as outras espécies não se interessaram por este pedaço do universo, seja pela distância, seja pela falta de recursos interessantes a eles.

No mais, "sapo apertado é que pula".
Acima de tudo, reze o terço.

===

Pergunta aí: https://ask.fm/baraokageyama
Facebook
Canal do Búfalo: http://canal.bufalo.info
Twitter pra eu usar pra nada de útil

===

Ajude o Voz da Real no nosso APOIA-SE! De forma anônima e com um valor mais barato do que uma cervejinha, você pode fazer sua parte em espalhar a Real. As contribuições serão usadas para melhorar a qualidade de som dos podcasts, pela manutenção do fórum e do canal e futuramente, quem sabe, para fazer rifas tendo como prêmio garotas de programa versadas em marxismo (ou escola austríaca, fica ao gosto do freguês). APOIE HOJE! ↴
https://apoia.se/podcastvozdareal


Pensando em comprar um livro ou algum bagulho na Amazon? Me chame por MP que eu gero um link especial pra vc. Com isso, você além de tá comprando seu produtinho, vai tá ajudando com alguns trocados a manutenção do Fórum, do Voz da Real e quem sabe mais pra frente, dará até pra realizar sorteios por aqui tendo como prêmio prostitutas versadas em marxismo para vocês. Caso queiram comprar livro, dá uma conferida nessa listinha aqui.
[+]
  •
Website Procurar
Responder


Mensagem neste Tópico
Rússia 2045, A um passo da imortalidade - por Coach Man - 03-07-2012, 01:55 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Como ganhar uma graninha extra em casa no PC [+Tutorial passo a passo] Jef 12 1,602 17-01-2019, 08:54 PM
Última Mensagem: Senna
  Cinco motivos pelos quais a imortalidade é pior que a morte Smith 9 5,974 20-01-2015, 02:29 PM
Última Mensagem: RideTheTiger
  Viva a mãe Rússia! Yuri_Orlov 16 6,775 28-01-2014, 06:11 PM
Última Mensagem: Jack DeWitt

Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo