21-05-2015, 05:36 PM
(21-05-2015, 04:46 PM)Gekko Escreveu:(21-05-2015, 04:18 PM)Josey Wales Escreveu:(21-05-2015, 03:32 PM)DAT Escreveu: A galera tá apostando muito cedo na Petrobrás, tem que esperar sair o julgamento da mesma nos EUA referente aos fundos de pensão e aí sim apostar na mesma, de nada adianta comprar agora se corre o risco da ação cair para 5 R$ quando tiver que pagar bilhões para os fundos pensionistas americanos uma hora...
No mais, o Brasil tem tudo para crescer novamente, mas isso só vai ocorrer depois das próximas eleições ainda...esses próximos 4 anos serão apenas para se estabilizar e voltar a ser o que era no segundo mandato de FHC que também estava estabilizando a economia...Igual a 2003 para cima quando o mundo inteiro cresceu e muito, vai demorar outros 20 anos no mínimo...povo sem dinheiro não movimenta economia e tem muitas parcelas para as pessoas pagarem ainda das dívidas que contraíram de 2008 para cá nos "incentivos" do governo e liberação de crédito geral...
Coisa que a incompetente que tá no poder não tem condições...
Sobre a liberação de crédito, a economia vive em ciclos de crescimento (oferta de crédito, facilidade na aquisição deste e alta inadimplência) e recessão (baixa oferta de crédito, altas taxas de juros dificultando operações e os bancos tentando "recuperar" o que não foi pago). O problema é que no nosso país ciclos assim duram alguns poucos anos, se alternam (afinal, a economia de um país que depende da oferta de crédito para crescimento, consumo e investimento é como uma balança, você vai colocando e tirando "pesos" buscando o equilíbrio), porém, o último ciclo de crescimento foi "alavancado", forçaram muito mais do que o mercado aguentava e agora tá aí, SELIC de 8% pulou pra quase 12, altas nos preços de tudo, bancos cortando crédito... E a culpa não é de mais ninguém além da sra. PresidAnta e sua equipe , principalmente o INÚTIL do Mantega (que só serve pra fornecedor de filha bonita).
Só corrigindo o dado, a SELIC está em 13,25% e a perspectiva é de que ainda suba um pouco mais.
E sim, o crescimento econômico brasileiro na era Lula foi excessivamente alavancado. O programa minha casa minha vida, por exemplo, liberou crédito para que muita gente comprasse seus imóveis, porém inflacionou o mercado imobiliário e desde então um apartamento que se pagava em 15 anos agora está sendo pago em 25 anos. Isso deixa as pessoas endividadas por mais tempo e faz com que consumam menos por mais tempo, por consequência a economia desacelera. Esse programa é somente um exemplo. Quem não lembra de 12 anos atrás quando o financiamento de um carro não passava de 36 meses e de uma hora para outra de repente se viam carros financiados em 60, 74 e até 84 vezes? E o crédito consignado?
A população está muito endividada e o governo idem. Não dá pra crescer antes que tudo isso se ajuste. E esse ajuste deve ser feito por corte de gastos públicos e não por aumento de impostos, pois se o governo sugar ainda mais, aí é que a economia estagna mesmo e não tem mais crescimento. Com e economia crescendo menos, o governo arrecada menos e cria novos impostos pra tapar o rombo num círculo que se retroalimenta.
Rapaz do céu, tô esquecendo da altura do ano que estamos! Hahah... Última vez que conferi a selic foi no começo do ano, já vão lá 4 meses, ou seja, com certeza mais 2 altas passaram aí. Quando saí do banco perdi um tanto o acompanhamento desses indicadores.
Eu acho que até dezembro bate 15%.