• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Materiais Realistas A Real na Literatura Luso-Brasileira
  • 2 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
A Real na Literatura Luso-Brasileira
Offline Rider
Geopolítico da Real
Tópicos: 19
Curtido: 6 vezes em 6 posts
Posts que curtiu: 0
02-05-2014, 08:56 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-05-2014, 09:10 PM por Rider.)
TROVADORISMO

Da Wikipedia:
Trovadorismo, também conhecido como Primeira Época Medieval, é o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal começou a despontar como nação independente, no século XII; porém, as suas origens deram-se na Occitânia, de onde se espalhou por praticamente toda a Europa. Apesar disso, a lírica medieval galego-português possuiu características próprias, uma grande produtividade e um número considerável de autores conservados.

Basicamente o Trovadorismo são cantigas em verso feita pelos trovadores da época, falando de amor cortês (a manginação da época), de amigos, dos feitos dos nobres, batalhas, e de religião.

O que nos interessa no Trovadorismo são as cantigas de escárnio e maldizer. Com elas, os trovadores relaxavam um pouquinho da sua posição de cantores pagos (por nobres, pela Igreja ou pelo povo) e tiravam um barato dos costumes e da hipocrisia do tempo deles. Um tempo que, como hoje (e como sempre) as aparências e o que se fala valem mais do que a Verdade e o que se faz.

Encontrei somente dois exemplos que ilustram a Realidade que os artistas já percebiam naquela época:

DONA FEA, VELHA E SANDIA

[Imagem: old-woman-the-queen-of-tunis_zpsb12fbca2.jpg]

Ai dona fea, fostes-vos queixar
que vos nunca louv'en[o] meu cantar;
mais ora quero fazer um cantar
em que vos loarei todavia;
e vedes como vos quero loar:
dona fea, velha e sandia!

Dona fea, se Deus mi perdom,
pois havedes [a]tam gram coraçom
que vos eu loe, em esta razom
vos quero já loar todavia;
e vedes qual será a loaçom:

Dona fea, nunca vos eu loei
em meu trobar, pero muito trobei;
mais ora já um bom cantar farei
em que vos loarei todavia;
e direi-vos como vos loarei:

Pequena Análise: alguma Baleia Jubarte daquela época deve ter reclamado que o trovador só fazia versos para as lindas e jovens donzelas da região, e nenhum para ela. Tadinha! yaoming

"Não seja por isso, ó minha dama", respondeu o trovador. "Já cá farei alguns versos para vós, relatando tudo o que tu és para todos que tenham olhos para olhar e ouvidos para ouvir." trollface

E assim surgiu uma das mais conhecidas canções de escárnio e maldizer. Aposto que todos aqui devem tê-la lido em algum livro do Ginasial. Big Grin

PS: Fiquei com vontade de colocar outra imagem ilustrando a canção, mas poderia acabar arranjando problemas pro fórum... fica o equivalente medieval mesmo. trollface
[+]
  •
Procurar
Responder

Mensagem neste Tópico
A Real na Literatura Luso-Brasileira - por Rider - 02-05-2014, 08:45 PM

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  A Real na Literatura de Língua Inglesa Ray Palmer 3 2,282 03-05-2014, 03:36 PM
Última Mensagem: Rider

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo