• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Materiais Realistas A Real na Literatura de Língua Inglesa
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
A Real na Literatura de Língua Inglesa
Offline Ray Palmer
Veterano
Tópicos: 10
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
03-05-2014, 02:18 PM
[Imagem: Anglo-American-Flag410.jpg]

A Real na Literatura do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Saudações confrades.

Seguindo o modelo do confrade Rider: http://legadorealista.com/fdb/showthread.php?tid=6829

Resolvi criar este tópico para falar do conhecimento realista nas obras de língua inglesa.

Criei um tópico separado, primeiramente por que o tópico do confrade Rider faz referência direta à nossa cultura e aos nossos poetas/artistas e principalmente a nossa língua. E além disso, não posso garantir que sempre encontrarei uma tradução portuguesa pros exemplos que vou trazer, o que acabaria poluindo e desvirtuando completamente o tópico do confrade.

Sintam-se à vontade para contribuir, caso lembrem de algum exemplo. Qualquer um serve, desde Shakespeare até os autores recentes.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ray Palmer
Veterano
03-05-2014, 02:37 PM
Começando por:

Paradise Lost, Jonh Milton.

Tradução de Antônio José de Lima Leitão.

Aqui nos interessa o momento da revolta de Adão contra Eva, após a queda. No poema, Adão vislumbrava a miséria da humanidade a partir daquele ponto, o que justifica suas palavras ásperas.

Canto X

[...]

Eva infeliz então, lá donde ansiada
Se assentava, de Adão a dor observa;
E, dele aproximando-se, procura
Com palavras maviosas mitigar-lha.

Eva buscava, com palavras doces, acalmar Adão. Mas Adão, revoltado, responde:

Mas ele, olhos terríveis lhe lançando,
Assim a repeliu: — “Serpente, vai-te,
Vai-te longe de mim: tal nome é próprio
De ti, já que ligada estás com ela,
E como ela és odiosa e refalsada.
Dela te falta a forma e a cor somente,
Para indicares tua interna fraude,

Adão compara a mulher com a própria serpente, dizendo que a única coisa que diferenciava uma da outra era a "cor e a forma". Mas a falsidade e o utilitarismo eram equivalentes.

E precatares contra ti a quantos
Dora em diante existência conseguirem,
A fim que essa figura tão celeste,
Cobrindo um foco de infernal perfídia,
Não os apanhe em laços sedutores.

Precatar=Prevenir-se. A partir daquele momento, segundo Adão, todos os homens deveriam se "prevenir" quanto à mulher, de forma que a bela aparência feminina, que na verdade encobre uma "infernal perfídia", ou infidelidade, não fosse um “laço”. Laço, nesse caso, seria o laço que o salmista faz referência na Bíblia, uma armadilha.

Pungia-te o furor de seres vista,
Inda que fosse pelo atroz demônio;
Cegava-te a vanglória de enganá-lo:
Mas assim que encontraste a cobra astuta,
Dela foste enganada, escarnecida...
E eu de ti logo o fui em digno prêmio
De fiar-me em ti porque de mim saíras.

Esta parte é precisa. Adão, em um trecho anterior, havia dito que Eva se ressentia por ele não confiar totalmente nela, por ele conservar certo receio e prudência em relação a ela. Então, sua necessidade de atenção e seu orgulho a cegaram. Assim, Eva foi enganada pela serpente. Sua natureza a traiu. Vendo isto, ela ofereceu o fruto ao homem. Ele seria seu "fiador", ou o burro de carga que levaria nas costas a culpa.

Sensata te julguei, prudente e forte,
À prova dos embustes, dos assaltos;
E não vi que aparência em ti é tudo,
Que em ti virtude sólida é um sonho, -
Que não és mais que uma costela torta",
Sempre inclinada (como agora observo)
Para o sinistro lado onde eu a tinha,
Tendo sido melhor lançá-la fora
Sobrando das que são em mim precisas.

Aqui Adão deixa claro como foi enganado, ou deixou-se enganar, pela aparência de Eva: "aparência em ti é tudo, em ti virtude sólida é um sonho...".

“Sempre inclinada (como agora observo) para o sinistro lado onde eu a tinha [...]”. Aqui ele fala da dependência dela. Sempre inclinada, sempre voltada para o “sinistro” lado de onde ela foi retirada.

Ele continua dizendo, que no final das contas, ela não passava de uma “costela torta", ou seja, de todas as costelas dele, ela era a que tinha menos valor pra ele naquele momento.

"Se isto fosse assim, não teria havido,
Nem haveria no Orbe este e outros males,
Inumeráveis turbulências, filhas
Dos artifícios feminis, do afeto
Que ao sexo em demasia se consagra."

Sem a mulher, segundo Adão, não haveria na Terra esses males [traição, infidelidade, orgulho], que nascem da natureza feminina e da fraqueza masculina em relação a ela: "do afeto que ao sexo em demasia se consagra". Tradução Bufalesca: Chá de boceta.

E sendo assim... ou nunca o homem alcança
Conveniente mulher, mas qual lha mostra
Torvo infortúnio, malfadado engano...
Ou raras vezes a que mais estima
Lhe é dado conseguir por ser ingrata,
Vindo a gozá-la quem é menos que ele...
[...]
Calamidades destas serão vistas
Durante a vida humana inumeráveis,
Perturbado o doméstico sossego.

Novamente Adão vislumbra o futura do homem. O homem jamais conseguirá a mulher perfeita, em outras palavras, a mulher exceção. “E sendo assim... nunca o homem alcança conveniente mulher [...]”.

Essa seria a fase de "revolta" de Adão. Onde ele entende tudo claramente, mas é radical e não possui maturidade. Algumas partes eu não transcrevi, partes onde essa revolta é bem mais clara. Posteriormente, na obra, ele ultrapassa essa fase.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Ray Palmer
Veterano
03-05-2014, 02:40 PM
"Imprudente, inda agora, como de antes,
Tanto cobiças o que não conheces!
Só em ti queres o castigo todo?.
Sofre somente o que sofrer te cumpre [...]"

Mesmo tendo ultrapassado a fase da revolta Adão ainda conserva sua opinião, contudo sua atitude é diferente.

Nesse trecho da obra temos todos os passos da vida de um realista. O primeiro, a idealização. No fundo o homem sabe que deve se precaver, ser moderado, não "mergulhar de cabeça" e ignorar os instintos, mas o faz, pelos motivos que já foram expostos.

O segundo, a realidade e a revolta. A real crua, suas consequências diretas na carne, a desilusão e o sentimento de ser enganado e ludibriado levam o homem ao niilismo e ao pessimismo em relação a tudo e todos. Seu conhecimento é claro, contudo suas atitudes ainda são frutos de um impacto não digerido.

E finalmente o terceiro passo, a aceitação. Depois de refletir o suficiente, o homem ainda conserva o mesmo conhecimento claro da fase de revolta, mas ele também reconhece o seu papel nisso tudo. O conhecimento é útil e preciso, mas a revolta só atrapalha.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Rider
Geopolítico da Real
Tópicos: 19
Curtido: 6 vezes em 6 posts
03-05-2014, 03:36 PM
Milton é foda. Preciso arranjar tempo & sossego pra pegar O Paraíso Perdido e lê-lo de verdade.

Download d'O Paraíso Perdido no 4shared: http://www.4shared.com/office/WRKCao5B/P...?locale=en
[+]
  •
Procurar
Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  A Real na Literatura Luso-Brasileira Rider 26 11,441 10-05-2015, 03:42 PM
Última Mensagem: Ray Palmer

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo