• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?
 
Fórum do Búfalo Seja bem vindo! Boteco do Búfalo Food trucks sob a mira
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Food trucks sob a mira
Offline Búfalo
Veterano
***
Mensagens: 1,579
Tópicos: 230
Curtido: 42 vezes em 32 posts
Posts que curtiu: 1
Registrado: Mar 2012
#1
25-08-2014, 10:03 PM
Food trucks terão legislação específica em Porto Alegre

Aumento da demanda provocou criação de grupo para discutir regramento da atividade

por Bruna Vargas

[Imagem: dsc_0451.jpg?w=397&h=264]

Os moradores de Porto Alegre não foram os únicos surpreendidos com a multiplicação dos eventos de gastronomia a céu aberto. Sem uma legislação específica sobre o tema, a vigilância sanitária foi desafiada a regrar a novidade que se espalhava pela cidade.

Uma vistoria ralizada em uma das edições do Comida de Rua deixou claro que a tarefa seria mais complexa do que parecia. A falta de estrutura ocasionou situações abominadas pela vigilância, como problemas no acondicionamento dos alimentos.

Após uma reunião com a organização do evento, foi elaborada uma lista de exigências com o objetivo de garantir a segurança sanitária. Também foi exigida a compra de um caminhão refrigerador para que as carnes fossem mantidas na temperatura adequada.

— Tentamos não inviabilizar a iniciativa, mas manter a qualidade sanitária — explicou a veterinária Roxana Pinto Nishimura, da equipe de vigilância em alimentos.

As regras têm sido mantidas para outros eventos de mesmo porte, mas ainda carecem de respaldo legal. A vigilância sanitária aguarda, agora, pela aprovação de uma minuta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que deve resultar em uma lei nacional para a realização de eventos de massa.

Já o caso dos food trucks, que, em São Paulo, ganharam uma legislação específica no ano passado, está em discussão em Porto Alegre. Embora alguns tipos sejam contemplados pela Lei do Ambulante, o crescimento de uma nova demanda, que trabalha com produtos não previstos em lei, como sushi e massas, mostrou a necessidade de uma nova regulação.

— Tivemos um encontro com representantes dos food truck para elaborar com legislação que corresponda às necessidades específicas dessa atividade. Queremos que isso se torne legal — explicou a veterinária Paula Rivas, da vigilância em alimentos.

Segundo Paula, ainda não há previsão para um novo encontro. A vigilância estaria esperando o retorno do representante dos food trucks, que ficou de apresentar uma proposta mais detalhada, dividindo as atividades por categorias.


http://zh.clicrbs.com.br/rs/porto-alegre...76061.html
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
***
Mensagens: 7,927
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#2
27-08-2014, 01:55 PM
Nesses dias vão começar a ir atrás desses ambulantes que vendem lanches em caixas de isopor. Malditos vendedores ambulantes capitalistas opressores pertencentes à elite!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gary Holt
Cristo Salva
***
Mensagens: 2,017
Tópicos: 34
Curtido: 1 vezes em 1 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Feb 2014
#3
27-08-2014, 02:31 PM
(27-08-2014, 01:55 PM)Gekko Escreveu: Nesses dias vão começar a ir atrás desses ambulantes que vendem lanches em caixas de isopor. Malditos vendedores ambulantes capitalistas opressores pertencentes à elite!

Se eu te falar que estes vendedores de lanches/bebidas já me salvaram várias vezes...yaoming
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
***
Mensagens: 7,927
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#4
01-09-2014, 05:59 PM
Pra fechar o assunto, quem tem que decidir onde eu vou comer ou deixar de comer sou eu e não o Estado.
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline John Romano
General das Legiões do Leste
***
Mensagens: 4,256
Tópicos: 102
Curtido: 15 vezes em 14 posts
Posts que curtiu: 0
Registrado: Oct 2011
#5
01-09-2014, 07:02 PM
Ah, o Estado-babá se intrometendo em todas as minúcias da vida de um cidadão empreendedor.....
[+]
  •
Website Procurar
Responder
Offline Thanatos
Rel Xen An Sanct
***
Mensagens: 2,868
Tópicos: 27
Curtido: 186 vezes em 147 posts
Posts que curtiu: 192
Registrado: Jun 2014
#6
01-09-2014, 07:26 PM (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-09-2014, 07:27 PM por Thanatos.)
(27-08-2014, 01:55 PM)Gekko Escreveu: Nesses dias vão começar a ir atrás desses ambulantes que vendem lanches em caixas de isopor. Malditos vendedores ambulantes capitalistas opressores pertencentes à elite!
ALERTA DE SARCASMO!!!

Sim, olhe o absurdo que é eles quererem vender comida. Pelo menos, com esta medida é possível que eles parem de empreender e passem a roubar. Assim, eles deixarão de ser fascistas exploradores capitalistas e passarão a ser vítimas da sociedade.

Agora falando sério. O estado não pode ver gente empreendendo, atendendo demandas, gerando emprego, etc; que já fica loco pra regula... E infelizmente ficar na ilegalidade não da.

(01-09-2014, 05:59 PM)Gekko Escreveu: Pra fechar o assunto, quem tem que decidir onde eu vou comer ou deixar de comer sou eu e não o Estado.

Concordo plenamente. Odeio a mentalidade do estado paternalista, que vai te proteger... De você mesmo...
[+]
  •
Procurar
Responder


Facebook   Twitter  


usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

  •  
  • Voltar ao Topo  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2026 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo