• Início
  • Portal
  • Pesquisar
  • Membros
  • Novas Respostas
  • Respostas de Hoje
  • Painel de Controle
  • Ajuda
Olá visitante!  Entrar   Registrar-se
Login
Nome de usuário
Senha: Senha Perdida?

Fórum do Búfalo Desenvolvimento Pessoal Finanças Breves considerações sobre independência financeira
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Modos de Tópico
Breves considerações sobre independência financeira
Offline jackblack
Búfalo
**
Tópicos: 6
Curtido: 23 vezes em 15 posts
Posts que curtiu: 12
11-01-2018, 12:19 PM
Olá @Digo_Sorrow,

Na minha opinião, eu não compraria imóvel financiado. Os juros hoje estão muito altos e não compensa. Acredito que seja melhor alugar no momento. Procure um imóvel perto do seu trabalho que seja bom e com bom preço.

Comece a estudar renda variável e vai investido aos poucos em empresas consolidadas e que sempre estão crescendo os lucros, receitas, etc. Há muito material bom na internet.
"Se for pra desistir, desista de ser fraco."
[+] 1 usuário curtiu o post de jackblack:1 usuário curtiu o post de jackblack
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Digo_Sorrow
Aspira
Tópicos: 1
Curtido: 3 vezes em 3 posts
Posts que curtiu: 0
11-01-2018, 01:25 PM
(11-01-2018, 12:19 PM)jackblack Escreveu: Olá  @Digo_Sorrow,

Na minha opinião, eu não compraria imóvel financiado. Os juros hoje estão muito altos e não compensa.  Acredito que seja melhor alugar no momento. Procure um imóvel perto do seu trabalho que seja bom e com bom preço.

Comece a estudar renda variável e vai investido aos poucos em empresas consolidadas e que sempre estão crescendo os lucros, receitas, etc. Há muito material bom na internet.

Boa tarde JackBlack,

Também acho que não valha a pena um imóvel financiado, minha intenção era comprar um á vista, mas hoje ao pouco que escalei fico realmente muito deprimido em soltar a grana que está em renda fixa...
Perto de onde trabalho o aluguel beira 60% do meu salário, então eu teria que achar algo com o preço mais e conta (40% talvez) e não muito longe.
Se eu procurar algo próximo á casa da minha mãe conseguiria aluguéis de 30% do meu salário, mas a verdade é que não gosto de onde moro atualmente.
Eu não almoço em casa e não janto por conta do Jejum Intermitente, só preciso de um cômodo para dormir e um banheiro para tomar banho nada de luxo, pensei em alugar um quarto mas ai eu continuo na mesma, sem privacidade, no caso é melhor segurar a cruz e esperar a tempestade com minha mãe passar.

Esse ano é o ano da renda variável na minha vida. Espero começar os aportes até o meio do ano.
"O silêncio move tudo aquilo que uma vez garantimos com a derrota, até alinharmos com os céus!"
[+] 1 usuário curtiu o post de Digo_Sorrow:1 usuário curtiu o post de Digo_Sorrow
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline guerreiro
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 1
11-01-2018, 06:03 PM
(11-01-2018, 12:19 PM)jackblack Escreveu: Olá  @Digo_Sorrow,

Na minha opinião, eu não compraria imóvel financiado. Os juros hoje estão muito altos e não compensa.  Acredito que seja melhor alugar no momento. Procure um imóvel perto do seu trabalho que seja bom e com bom preço.

Boa tarde JackBlack,

Também acho que não valha a pena um imóvel financiado, minha intenção era comprar um á vista, mas hoje ao pouco que escalei fico realmente muito deprimido em soltar a grana que está em renda fixa...
Perto de onde trabalho o aluguel beira 60% do meu salário, então eu teria que achar algo com o preço mais e conta (40% talvez) e não muito longe.
Se eu procurar algo próximo á casa da minha mãe conseguiria aluguéis de 30% do meu salário, mas a verdade é que não gosto de onde moro atualmente.
Eu não almoço em casa e não janto por conta do Jejum Intermitente, só preciso de um cômodo para dormir e um banheiro para tomar banho nada de luxo, pensei em alugar um quarto mas ai eu continuo na mesma, sem privacidade, no caso é melhor segurar a cruz e esperar a tempestade com minha mãe passar.

Esse ano é o ano da renda variável na minha vida. Espero começar os aportes até o meio do ano.
[/quote]
Pensando só pelo lado financeiro, não é bom negócio sair da casa da sua mãe. Dependendo da situação eu tentaria ficar mais um tempo, e durante esse tempo investir em ativos que gerem renda passiva, de preferência até essa renda ser suficiente para pagar o aluguel pelo menos é continuar aportando para aumentar a renda e patrimônio. Considero anda que sendo que um homem solteiro e que por ventura tendo algum imóvel para herdar num futuro, não seria tão urgente a compra de imóvel para morar, poderia ficar no aluguel por um tempo maior.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
[+] 1 usuário curtiu o post de guerreiro:1 usuário curtiu o post de guerreiro
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline Digo_Sorrow
Aspira
Tópicos: 1
Curtido: 3 vezes em 3 posts
16-01-2018, 12:59 PM
guerreiro
(11-01-2018, 12:19 PM)jackblack Escreveu: Pensando só pelo lado financeiro, não é bom negócio sair da casa da sua mãe. Dependendo da situação eu tentaria ficar mais um tempo, e durante esse tempo investir em ativos que gerem renda passiva, de preferência até essa renda ser suficiente para pagar o aluguel pelo menos é continuar aportando para aumentar a renda e patrimônio. Considero anda que sendo que um homem solteiro e que por ventura tendo algum imóvel para herdar num futuro, não seria tão urgente a compra de imóvel para morar, poderia ficar no aluguel por um tempo maior.

[/quote]
Boa tarde Confrade.

Pois é, eu dei uma baixada na crista, sabe a famosa "é melhor ser empregado no céu que ser gerente no inferno", então...
Vou tentar dar um up nos investimentos nos próximos dois anos, principalmente com essa minha inserção na renda variável e também quem sabe a SELIC volta me garantindo mais tempo pra respirar com a grana que já está na renda fixa...
Então saio de casa pra morar de aluguel só que com a situação mais controlada, sair sem me planejar direito só vai me puxar pra trás.
"O silêncio move tudo aquilo que uma vez garantimos com a derrota, até alinharmos com os céus!"
[+] 1 usuário curtiu o post de Digo_Sorrow:1 usuário curtiu o post de Digo_Sorrow
  • Villefort
Procurar
Responder
Offline guerreiro
Búfalo
**
Tópicos: 2
Curtido: 2 vezes em 2 posts
Posts que curtiu: 1
16-01-2018, 01:47 PM
(11-01-2018, 12:19 PM)jackblack Escreveu: Pensando só pelo lado financeiro, não é bom negócio sair da casa da sua mãe. Dependendo da situação eu tentaria ficar mais um tempo, e durante esse tempo investir em ativos que gerem renda passiva, de preferência até essa renda ser suficiente para pagar o aluguel pelo menos é continuar aportando para aumentar a renda e patrimônio. Considero anda que sendo que um homem solteiro e que por ventura tendo algum imóvel para herdar num futuro, não seria tão urgente a compra de imóvel para morar, poderia ficar no aluguel por um tempo maior.

[/quote]
Boa tarde Confrade.

Pois é, eu dei uma baixada na crista, sabe a famosa "é melhor ser empregado no céu que ser gerente no inferno", então...
Vou tentar dar um up nos investimentos nos próximos dois anos, principalmente com essa minha inserção na renda variável e também quem sabe a SELIC volta me garantindo mais tempo pra respirar com a grana que já está na renda fixa...
Então saio de casa pra morar de aluguel só que com a situação mais controlada, sair sem me planejar direito só vai me puxar pra trás.
[/quote]
Me parece uma decisão bastante ponderada. Desejo bons resultados nos investimentos confrade.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Gekko
Veterano
Tópicos: 142
Curtido: 68 vezes em 58 posts
25-01-2018, 08:55 AM
(11-01-2018, 10:40 AM)Digo_Sorrow Escreveu: Bom dia confrades. estou há 3 anos fazendo aportes de 60% do meu salário em renda fixa, e agora devido á queda drástica da SELIC e também por conta da evolução natural estou me planejando para dar inicio aos aportes em renda variável.
Queria que a questão fosse mais simples, mas infelizmente este ano é será um ano de transição na minha vida e terei que sair da casa de minha mãe oque obviamente diminuirá a percentagem de meus aportes á níveis drásticos.
Gostaria da ajuda dos senhores na seguinte questão:

1 - Deveria eu utilizar a grana que tenho em renda fixa para dar uma senhora entrada numa propriedade privada e com meu salário, quitar mensalmente a brincadeira e somente após isso

2 - Seria melhor, retirar 40% do que tenho em renda fixa para dar de entrada no imóvel?

3 - Parar momentaneamente o aporte em renda fixa, juntar durante esse ano a entrada somente com o meu salário e fazer o máximo para manter o montante que está em renda fixa, alocando uma percentagem do mesmo para renda variável enquanto pago o restante do imóvel com o meu salário?

4 - Diminuir meu aporte consideravelmente para morar de aluguel e manter a renda fixa e um aporte bem tímido em renda variável.

Se for necessário exemplifico em números, mas me sinto "tímido" em expor isso.

Usar todo o seu investimento para dar entrada num imóvel eu não aconselharia de forma alguma. Se você não conseguir pagar as parcelas depois em caso de perda de emprego ou alguma calamidade financeira pessoal ou nacional você ficará em sérios apuros com um imóvel hipotecado e toda a sua poupança investida nele, sem reserva alguma. O ideal seria morar com sua mãe enquanto puder para apostar mais. Um cara que ganha 2 mil e aporta 60% do salário faz o patrimônio crescer mais rápido do que um cara que ganha o dobro e não consegue aportar nem 30%. Pense nisso. Seu patrimônio vai aumentar conforme o tamanho do seu aporte e o tempo que você consegue passar em bons investimentos.

Caso não tenha como morar mais com os seus pais - que foi o meu caso - procure um imóvel que não seja caro e um financiamento longo com a menor entrada e a manor taxa de juros possível. Faça as contas. Veja se não é mais vantajoso morar de aluguel. A matemática é simples: a parcela é composta de juros + amortização. Se a parte dos juros for maior que o aluguel que você vai pagar, sai melhor alugar. A não ser que você tenha em vista uma valorização muito grande do seu imóvel, mas isso é muito difícil de prever.

Use o mínimo possível dos investimentos que você já tem na aquisição do imóvel. O ideal é juntar uma grana separada pra isso pra nem precisar mexer nos investimentos. Se você sacar deles sempre que precisar fazer uma grande aquisição, isso vai retardar muito o crescimento do seu patrimônio.
[+] 3 usuários curtiram o post de Gekko:3 usuários curtiram o post de Gekko
  • loeb, Rapaz Iniciante, Villefort
Procurar
Responder
Offline Villefort
Veterano
Tópicos: 0
Curtido: 62 vezes em 55 posts
Posts que curtiu: 1,344
26-04-2018, 09:39 AM
Um Up nesse conteúdo!
[+]
  •
Procurar
Responder
Offline Plissken
Call me Snake!
Tópicos: 10
Curtido: 157 vezes em 80 posts
Posts que curtiu: 50
26-04-2018, 10:49 PM
(11-01-2018, 10:40 AM)Digo_Sorrow Escreveu: Bom dia confrades. estou há 3 anos fazendo aportes de 60% do meu salário em renda fixa, e agora devido á queda drástica da SELIC e também por conta da evolução natural estou me planejando para dar inicio aos aportes em renda variável.
Queria que a questão fosse mais simples, mas infelizmente este ano é será um ano de transição na minha vida e terei que sair da casa de minha mãe oque obviamente diminuirá a percentagem de meus aportes á níveis drásticos.
Gostaria da ajuda dos senhores na seguinte questão:

1 - Deveria eu utilizar a grana que tenho em renda fixa para dar uma senhora entrada numa propriedade privada e com meu salário, quitar mensalmente a brincadeira e somente após isso

2 - Seria melhor, retirar 40% do que tenho em renda fixa para dar de entrada no imóvel?

3 - Parar momentaneamente o aporte em renda fixa, juntar durante esse ano a entrada somente com o meu salário e fazer o máximo para manter o montante que está em renda fixa, alocando uma percentagem do mesmo para renda variável enquanto pago o restante do imóvel com o meu salário?

4 - Diminuir meu aporte consideravelmente para morar de aluguel e manter a renda fixa e um aporte bem tímido em renda variável.

Se for necessário exemplifico em números, mas me sinto "tímido" em expor isso.

A terrível questão da "casa próprio" que tanto assola os brasileiros...

Cara, o Gekko deu toda uma explanação mais técnica a respeito do assunto, mas vou te relatar o que ocorreu comigo na prática:

Eu passei por poucas e boas há alguns anos atrás, perdi todo o pouco que tinha e ainda me afundei em dívidas...

Quando finalmente consegui me reerguer, me veio essa preocupação, a tão sonhada "casa própria", e eu bolei o seguinte plano:

Passo um ano acumulando dinheiro, depois "vendo" minhas férias, mais meu FGTS, dou entrada num imóvel e financio o resto.

Aí pensei melhor e concluí que seria um péssimo negócio!!!

Vai que depois disso eu perco o emprego, por exemplo! Ia perder minha fonte de renda, teria queimado minhas economias, meu FGTS... E ainda teria um dívida grande pra pagar!!!

Se não conseguisse pagar as parcelas, em pouco tempo perderia o imóvel e todo meu dinheiro!!!

Por enquanto, moro de aluguel, mas se acontecer alguma calamidade, não tenho dívidas e tenho minhas economias, meu FGTS, direitos trabalhistas e tudo mais pra me manter por algum tempo...
[+] 1 usuário curtiu o post de Plissken:1 usuário curtiu o post de Plissken
  • Rapaz Iniciante
Procurar
Responder
Páginas (4): « Anterior 1 2 3 4

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  (relato)Minha maior matrix é financeira Kronos o realista 25 4,911 05-06-2019, 07:53 AM
Última Mensagem: xandysmaster
  Materiais de Educação Financeira Iniciantes loeb 7 3,029 21-04-2019, 09:18 PM
Última Mensagem: agrigeo
  Tabela Financeira Diamante 5 3,026 18-03-2018, 10:09 AM
Última Mensagem: Emperor
  Empreendedorismo e liberdade financeira. Petulante 233 154,984 31-01-2017, 04:58 PM
Última Mensagem: Sauron

Facebook   Twitter  

usuários a ver este tópico:
1 Visitante(s)

•  
  • Modo Leve (Arquivo)  
Theme © 2014 iAndrew
Suportado Por MyBB, © 2002-2025 MyBB Group.
Modo Linear
Modo listagem
Ver Vista de Impressão
Subscrever este tópico
Adicionar Pesquisa para esse tópico
Enviar tópico para um amigo